Projeto de Mogi Guaçu é finalista do ‘Oscar da Água’ e destaca o papel da cultura na inovação sustentável

No último dia 30 de outubro, Mogi Guaçu se destacou entre os finalistas do 9º Prêmio “Ação pela Água”, considerado o “Oscar da Água” nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, com o projeto cultural “Arte de Inovar com Maratona de Inovação – Edição Sustentabilidade”. Entre as 179 propostas inscritas na premiação promovida pelo Consórcio PCJ, a iniciativa guaçuana recebeu o título “Notórios da Água”, classificando-se para a final – prevista para acontecer no dia 28 de novembro, no Jardim Botânico Plantarum, em Nova Odessa.

O projeto desenvolvido pela Loa Produções Culturais nasceu em Mogi Guaçu e já impactou mais de 10 mil pessoas em 30 cidades de seis Estados brasileiros. A proposta une teatro, educação ambiental e inovação, com foco em jovens e comunidades engajadas na construção de soluções sustentáveis.
 

Com o “Arte de Inovar com Maratona de Inovação – Edição Sustentabilidade”, a Loa Produções Culturais está entre os três finalistas da categoria G, ao lado da Hyundai Motor Brasil (Piracicaba) e da associação ambiental PRENAT Independente (Pedreira). 

Com ações itinerantes que integram arte, educação e inovação, o projeto inclui o espetáculo teatral “Água à Vista”, da Cia de Teatro Parafernália, e uma oficina colaborativa de ideias (também conhecida como ideathon) que mobiliza participantes na cocriação de soluções voltadas ao uso racional da água, à gestão de resíduos e ao enfrentamento das mudanças climáticas. A metodologia, inspirada em grandes eventos de inovação promovidos por instituições como Google e NASA, também estimula o desenvolvimento das chamadas “habilidades do futuro”, como criatividade, pensamento crítico, oratória, trabalho em equipe e resolução de problemas.
 

Segundo Wellington Sacheti, coordenador de inovação da Loa Produções, o projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente os de número 4 (Educação de Qualidade), 6 (Água Potável e Saneamento), 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura), 11 (Cidades Sustentáveis) e 13 (Ação Climática). “Acreditamos que cultura, educação e inovação são pilares complementares na construção de um futuro mais justo e sustentável. Nosso projeto nasce desse encontro e comprova que é possível formar cidadãos conscientes, engajados e atuantes, comprometidos com o meio ambiente, os recursos naturais e o planeta que queremos deixar para as próximas gerações”, afirmou.

Sobre as expectativas para a grande final, a coordenadora-geral da Loa Produções, Andréia Nunes, uma das idealizadoras do projeto, resume o sentimento da equipe diante da conquista: “Receber a notícia de que estamos entre os três finalistas foi uma alegria imensa. É o reconhecimento de um trabalho coletivo, construído com paixão, propósito e muita dedicação. Para o dia 28, estamos com o coração cheio de gratidão. Independentemente do resultado, já nos sentimos vitoriosos por levar o nome de Mogi Guaçu e da Loa Produções a um prêmio tão importante, mostrando que a arte pode, e deve, ser protagonista na construção de um futuro consciente, sustentável e inovador”, concluiu.
 

Sobre a Loa Produções Culturais: A Loa Produções Culturais é uma produtora dedicada à criação e execução de projetos culturais de alta performance. Com sede em Mogi Guaçu, a empresa destaca-se na produção teatral e na promoção de iniciativas que unem arte, educação e responsabilidade socioambiental. A Loa Produções Culturais busca impactar positivamente comunidades e indivíduos, oferecendo experiências culturais enriquecedoras e promovendo o desenvolvimento sustentável por meio da arte. www.loaproducoes.com.br

Sobre o Autor