Promoções em datas duplicadas impulsionam o varejo e inspiram o comércio local

Economizar é bom e ainda mais necessário quando o orçamento anda perto do limite. O consumidor gosta de uma promoção e está sempre disposto a aproveitar as vantagens de uma liquidação. Prova disso é o sucesso da Black Friday. No Brasil, a tradicional campanha ganhou características próprias e dura bem mais que as 24 horas da última sexta-feira de novembro, sua data oficial. Lojas personalizaram a Black Friday, criando versões com nome e tempo de duração próprios.

Sem dúvida, podemos considerar a Black Friday a principal promoção realizada pelo varejo. Mas grandes marcas têm adotado estratégias para aproveitar o melhor do clima de liquidação ao longo de todo o ano e não apenas em um único dia ou mês. Isso para atender um novo perfil de consumidor, que está mais exigente, bem informado e acostumado a comparar preços.

Neste contexto, as promoções de datas duplicadas ganharam destaque. Por que esperar apenas pela Black Friday se é possível conquistar o consumidor com promoções ao longo do ano, focadas em datas duplicadas, como 11/11 ou 12/12? É uma estratégia que vem mudando profundamente a dinâmica de consumo e o planejamento do comércio.

As promoções mensais, realizadas nestas datas duplicadas, são uma oportunidade para o varejo dialogar melhor com o seu público. Ao diversificar as liquidações, os lojistas conseguem planejar campanhas mais completas e atingir públicos diferentes ao longo do ano e não apenas em uma temporada específica. Afinal, vender o ano inteiro é melhor do que apenas na última sexta-feira de novembro.

Em Sumaré, estabelecimentos comerciais começam a enxergar o potencial desta estratégia e tem aproveitado as datas duplicadas para movimentar as lojas, atraindo os clientes. As promoções ao longo do ano ajudam a impulsionar setores que tradicionalmente só aquecem em momentos específicos do ano. Ao diversificar as ações, o varejo consegue aproveitar melhor o interesse sazonal, estimulando o consumo em diversas categorias.

Em um cenário em que o consumidor valoriza cada vez mais conveniência, preço justo e boas experiências, as promoções com datas duplicadas surgem como uma resposta inteligente e alinhada aos novos hábitos de compra. Elas impulsionam o acesso às ofertas e tornam o processo de compra mais fluido e estratégico.

Existe um debate profundo sobre o futuro do comércio físico, mas independentemente dos caminhos que a relação de consumo possa tomar, estar atentos às tendências e ao novo perfil do consumidor é fundamental para se manter na concorrência. E é exatamente isto que a ACIAS tem levado aos associados através de cursos, palestras e eventos de networking: conhecimento e atualização para se manter conectado às mudanças que o mercado vive.

Estar em movimento é natural do varejo. E compreender as mudanças, como a flexibilização dos calendários promocionais para atrair os consumidores, e pensar no cliente além do óbvio podem ser a chave para vendas mais fortes e um comércio mais dinâmico.

Selma Koshoji é presidente da ACIAS (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré)  

Sobre o Autor