Soluções inteligentes de climatização chegam a residências e pequenos negócios

Com as mudanças climáticas, mesmo os locais com circulação reduzida de pessoas demandam conforto térmico com economia e sustentabilidade ambiental

Com ondas de calor presentes em todas as estações do ano, e mais acentuadamente no verão que começa no dia 21 de dezembro, o conforto térmico tornou-se prioridade em plantas industriais, shopping centers, pavilhões de eventos e outros locais de grande concentração de público. Em residências e pequenos negócios, a realidade não é diferente. A necessidade de ambientes refrigerados, com ar de boa qualidade em circulação, tem estimulado cada vez mais o consumidor a buscar soluções no mercado. “As pessoas vêm constatando que uma noite bem dormida, livre do calor, e mesmo um atendimento em que os clientes se sintam confortáveis, na verdade são investimentos em saúde e bem-estar”, afirma o empresário Juan Carlos Ormachea, que responde pela Ecobrisa.

A demanda por aparelhos compactos e eficientes para proporcionar conforto térmico em casas e pequenos negócios tem aumentado nos últimos anos. “Mas é preciso ter em mente que nem todos os equipamentos do mercado são projetados para ser ambientalmente sustentáveis e não pesar no bolso quando chega a conta de energia elétrica”, diz Ormachea.

Um dos aparelhos com a função de resfriar os ambientes, o ar-condicionado tem sido a escolha do consumidor. Mas se por um lado o equipamento combate o calor extremo, por outro seu funcionamento intensivo resulta em aumento considerável do consumo de energia elétrica e emissões de gases de efeito estufa. Nestas condições, a adoção de tecnologias de climatização mais sustentáveis se faz necessária.

Referência no mercado nacional pelo desenvolvimento de um equipamento que difere dos aparelhos de ar-condicionado por reduzir a temperatura de maneira eficaz, ao mesmo tempo em que filtra o ar para todo o ambiente de maneira uniforme, a Ecobrisa Climatizadores Evaporativos acaba de lançar o MVI-80L.

Ideal para residências e pequenos comércios, como lojas, salões de beleza e estúdios, o equipamento móvel foi projetado a partir do conceito de climatização inteligente. Sem a utilização de fluidos refrigerantes químicos, como nos sistemas de ar-condicionado com compressores, o MVI-80L depende principalmente da evaporação da água, reduzindo consideravelmente as emissões de gases prejudiciais.

Comparado a outros aparelhos do mercado, o modelo desenvolvido pela Ecobrisa tem um reservatório maior de água, de 80 litros, permitindo duração superior da climatização, sem a necessidade de abastecimento frequente. Com pouco mais de 1 m de altura, menos de 60 cm de largura e 40 cm de profundidade, o equipamento ocupa pouco espaço e tem rodízios que permitem o deslocamento entre os ambientes. O abastecimento de água é manual e a instalação, plug and play, ou seja, feita pelo próprio cliente.

O climatizador evaporativo MVI-80L tem, segundo Juan Ormachea, outra vantagem para o consumidor. “É um equipamento que reduz a conta de energia em até 95% quando comparado aos aparelhos de ar-condicionado”, conclui.

Sobre o Autor