Tiche Vianna celebra 40 anos de pesquisas em Commedia dell’Arte no Sesc Campinas
Realizada entre quarta (27/8) e sexta (28/8), programação gratuita contará com vivência com máscaras, bate-papo sobre o gênero e estreia do espetáculo Uma Questão de Tempo.
A renomada diretora e pesquisadora Tiche Vianna, integrante do coletivo Teatro Barracão, completa, em 2025, 40 anos dedicados à pesquisa sobre máscaras e espetáculos populares ligados à commedia dell’arte. Pioneira na introdução das máscaras na prática pedagógica da criação de atrizes e atores em São Paulo, a artista celebrará o seu legado de sucesso no Sesc Campinas. A programação gratuita, que acontecerá entre quarta (27/8) e sexta (29/8), será composta de vivência, bate-papo com 4 gerações de artistas que trabalham com a máscara e estreia do espetáculo Uma Questão de Tempo.
“Máscaras transcendem os tempos, são sempre atuais. O que importa para mim é que, por meio delas, consigo falar de coisas importantes, sérias, que me inquietam e atingem o público de modo profundo, sem perder o poético, o onírico e o estético que a arte produz em sua base como linguagem. Além disso, por meio desse tipo de máscara com que trabalho, que chamo de ‘máscara popular urbana’, que nasce na Commedia dell’Arte, mas se descola dela; preservo a estrutura dramatúrgica do teatro popular, conta Tiche, autora do livro Além da Commedia dell’Arte: A aventura em um Barracão de Máscaras.
Na quarta-feira (27/8), às 19h30, na Sala 7, a cena será ocupada pela vivência Máscaras para toda a gente: Introdução à Máscara Teatral, conduzida pelosatores Drica Monticelli e Miguel Rosa. Já quinta-feira (28/8), às 19h30, na Sala 7, o público confere o bate-papo Commedia Dell’Arte e Máscaras Teatrais no Estado de São Paulo, que contará com a presença dos artistas Cristiane Paoli Vieira Quito, Debora Serretiello, Cuca Bolaffi, Vilma Campos Leite, Gabriel Bodstein e Drica Monticelli, exímios pesquisadores do gênero, sob a mediação de Tiche Vianna.
Vale pontuar que um dos destaques da programação é a estreia do espetáculo Uma Questão de Tempo, em cartaz sexta-feira (29/8), às 20h, no Espaço Arena. Trata-se de uma criação coletiva, pensada justamente para a celebração, que traz a assinatura do Núcleo de Criação Cênica, o NuCCa, fundado pela diretora teatral em 2009. Sob a direção de Tiche Vianna, a montagem é protagonizada por Carolina Braga, Drica Monticelli, Guilherme Padilha eMiguel Rosa.
Uma Questão de Tempo é um espetáculo popular urbano que se utiliza de máscaras expressivas, música, movimentos e bom humor para contar a aventura de Aparecida Verdade, Pacato Sereno, Assunta Segredo e Prudêncio Ventura, quatro amigos de juventude que se reencontram, depois de muito tempo, no enterro de um saudoso companheiro: Esperantino Futuro. Intrigados com um bilhete sem sentido deixado pelo falecido, o quarteto busca pistas que revelam o que, de fato, pode ter acontecido.
“O espetáculo trata da passagem do tempo. As máscaras que protagonizam a história são duas velhas e dois velhos. Essas máscaras, mais humanizadas e tagarelas, estão em busca de um amigo que, aparentemente, morreu, mas talvez não tenha morrido. Na tentativa de descobrir o que aconteceu, as máscaras também nos apresentam pistas sobre os caminhos que estamos escolhendo no presente para que haja ou não um amanhã. Tudo isso, no entanto, não é explícito: trata-se de uma ficção. Uma ficção guiada por máscaras, que são uma linguagem simbólica”, destaca Tiche.
E o espetáculo pode ser considerado um jogo entre atores e plateia? Tiche afirma que sim. “Ele brinca com palavras, com os movimentos e os gestos, por meio de três tipos diferentes de máscaras, feitas por atrizes e atores que se aventuram. Entregamos ao público tudo o que ele precisa para contar a si mesmo a história que alinhavamos diante dele. Ou seja, o espetáculo vai desvendando o que está por trás de uma grande metáfora construída ali, diante da plateia.”
Quem é Tiche Vianna?
É atriz, diretora e pesquisadora de teatro formada pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (EAD-USP). Diretora e cofundadora do Barracão Teatro, espaço de criação teatral de Campinas, pesquisa a linguagem das máscaras e da Commedia dell’Arte, com especialização pela Universidade de Bolonha, e pelo Atelier Firenze of Papier Mâché. É doutora em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), integrante do coletivo Teatro Barracão, diretora do Núcleo de Criação Cênica (NuCCa) e autora do livro Além da Commedia dell’Arte: A aventura em um Barracão de máscaras.
Programação
Quarta (27/8), às 19h30
Vivência: Máscaras para toda gente: Introdução à Máscara Teatral
Mediação: Drica Monticelli e Miguel Rosa
Atividade que promove a experimentação de algumas das máscaras didáticas expressivas, por meio de jogos teatrais, com o objetivo de proporcionar, na prática, a experimentação do que um corpo expressivo pode fazer.
Sala 7. Grátis. 14 anos.
Inscrições limitadas no local, a partir dos 30 minutos que antecedem a atividade.
Quinta-feira (28/8), às 19h30
Bate-papo: Commedia dell’Arte e Máscaras Teatrais no Estado de São Paulo
Mediação: Tiche ViannaTrata-se do encontro de quatro gerações de artistas da cena que se ligaram às máscaras teatrais provenientes da Commedia dell’Arte e construíram, ao longo de 40 anos, caminhos diferentes para elas.
Sala 7. Grátis. Livre.
Atividade aberta, sem retirada de ingressos, mediante a capacidade do local.
Sexta-feira (29/8), às 20h
Espetáculo Uma Questão de Tempo, criação coletiva do NuCCa (Núcleo de Criação Cênica).
A montagem nasce do desejo de revisitar a estrutura dramatúrgica dos roteiros de Commedia dell’Arte, um gênero teatral que influenciou o teatro popular de todo o mundo, do século XVI até os dias de hoje.
Espaço Arena. Grátis. Livre.
Retirada de ingressos limitados, na Loja Sesc Campinas, a partir de duas horas antes do início da atividade.