Valinhos recebe festival literário nos dias 29 e 30 de novembro

Sessão de autógrafos com autores de livros infantis, intervenções artísticas diversas, contação de histórias e espetáculo circense são algumas das atrações do Valendo – Festival Literário de Valinhos, que acontece nos dias 29 e 30 de novembro (sábado e domingo). Com público estimado em 7 mil pessoas nos dois dias, o evento será realizado na Praça Washington Luís, com entrada franca para todas as atividades.

A promoção da literatura e a contribuição para a formação de público leitor são alguns dos propósitos do Valendo – Festival Literário de Valinhos, uma iniciativa da Editora Adonis, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Valinhos e produção executiva de Silvia Track. Realização: Ministério da Cultura, Governo do Brasil. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Bionovis, uma indústria farmacêutica 100% brasileira e biotecnológica, com mais de 13 anos de atuação.

Uma das atividades de destaque do Festival será a distribuição de livros infantis com sessão de autógrafos com os autores. Algumas das atividades terão contarão com a interpretação em Libras. Estão igualmente previstas ações paralelas envolvendo a comunidade e as escolas de Valinhos, como parte do processo de formação de uma criança leitora.

“É uma honra apoiar o Festival Literário de Valinhos. Acreditamos que iniciativas como esta são fundamentais para promover a cultura, incentivar a leitura e contribuir para a formação de novos leitores. Sendo uma empresa sediada em Valinhos, temos o compromisso de investir em projetos que gerem impacto positivo na sociedade, e este evento reforça nosso propósito de cuidar das pessoas em todas as esferas”, afirma Edilson Uiechi, Diretor de Relações Institucionais da Bionovis.

O prefeito de Valinhos, Franklin Duarte de Lima, ressalta que receber o Valendo – Festival Literário é uma grande alegria para a cidade. “A leitura transforma, abre portas e amplia o olhar das nossas crianças, jovens e famílias. Por isso, ver a Praça Washington Luís se tornar um grande ponto de encontro entre literatura, arte, educação e convivência reafirma nosso compromisso com uma Valinhos que aprende, cresce e se inspira também fora da sala de aula. Quero ainda agradecer de maneira especial à Bionovis por investir em nossa cidade com responsabilidade social e sensibilidade cultural. O apoio da Bionovis, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, é fundamental para que iniciativas como esta ganhem vida e alcancem milhares de pessoas. Valinhos segue de portas abertas para a cultura, para a educação e para o futuro”.

Para Fabricio Bizarri, Secretário de Cultura de Valinhos, “é uma alegria receber um festival que celebra a leitura e aproxima nossas crianças, famílias e educadores do universo dos livros. Acreditamos que a literatura tem um papel fundamental na formação cultural e no desenvolvimento humano, e iniciativas como esta fortalecem nosso compromisso com uma cidade que valoriza a arte, a educação e o acesso à cultura para todos”.

De acordo com as diretoras da Editora Adonis, Jaqueline Comelato e Valéria Mestre, o festival é um projeto que envolve com delicadeza e encantamento, não somente crianças, como inclusive famílias e comunidade, para despertar a paixão pela leitura e o gosto pela escrita, por meio do encontro entre escritores de literatura infantil, educadores, artistas, músicos e contadores de história.

Programação do Valendo – Festival Literário de Valinhos

Sábado (29), das 9h às 13h – 

Das 9h às 13h – Mestre de Cerimônia 

– 9h – Intervenções Artísticas (4 artistas circenses, dois palhaços e dois pernas-de-pau) + Domingos Jazz Band (5 músicos itinerante 45 minutos)

– 10h – Penduradas ao Vento (45 minutos) – Quatro mulheres, um monte de trapalhadas e um vento que não para quieto! Em “Penduradas ao Vento”, o ar vira chão, o chão vira céu e todo mundo é convidado a se soltar e rir junto.

Entre acrobacias, mágicas e palhaçarias, essas artistas descobrem que o importante não é só voar, mas se divertir com cada tombo, cada susto e cada gargalhada pelo caminho.

Com poesia, música e muita brincadeira, o espetáculo transforma o impossível em encantamento — uma experiência para todas as idades, onde o riso sopra forte e ninguém fica parado! 

– 10h45 – Intervenções Artísticas + Domingos Jazz Band (45 minutos)

– 11h às 11h45 – Parada Poética com Sílvia Delazari

– 11h45 – Intervenções Artísticas + Domingos Jazz Band (45 minutos)

– 12h – Espetáculo Mistérius (45 minutos) 

Domingo (30), das 10h às 14h –

Várias atividades previstas, como:

– Pomar de Livros com colcha de retalhos para leitura embaixo da árvore

– Contadores de Histórias: quatro contadores se revezam e ficarão perto do Pomar de Livros

– Árvore seja protagonista da sua história 

–  Livrão 

–  Distribuição de Livros para sessão de autógrafos (mesa escritores vão se revezar)

– Escultura de bexigas 

– Pintura facial 

10h, 11h30, e 13h – Intervenções Artísticas Circo da Mata (2 pernas-de-pau, 2 palhaços e um malabarista com monociclo

10h às 11h – Espetáculo Fuá Cortejada – 60 minutos

12h às 12h45 – Espetáculo Mamulengo da Folia – A Folia no terreiro do seu Mané (45 minutos)

13h – Espetáculo “Ao Pé da Letra” – 40 minutos

Como parte da programação do festival, e por meio da ação “Pipocando Histórias”, uma contadora de histórias levará histórias, brincadeiras e pipoca para diferentes públicos. Serão realizadas 10 visitas da contadora de histórias em espaços públicos do município. As escolas, em especial, serão convidadas para participar como uma forma de promover a sua integração com o Festival Literário. 

Serviço:

Valendo – Festival Literário de Valinhos

O que é: Sessões de autógrafos com autores de livros infantis, atividades artísticas diversas, espetáculo circense e contação de histórias, entre outras ações.

Datas e horários:

Sábado (29), das 9h às 13h;

Domingo (30), das 10h às 14h

Local: Praça Washington Luís, Valinhos

Entrada Franca
Foto1 

Festival incentiva a formação de uma criança leitora. Foto_Tony Ricardo Lima

Foto2

Pintura facial é uma das atividades do festival.  Foto_Tony Ricardo Lima

Foto3

Pomar de Livros, opções de leitura para a família toda.  Foto_Tony Ricardo Lima

Sobre a Editora Adonis – A Editora Adonis (M.B.C. Livros e Eventos Ltda), empresa proponente do Festival Literário de Valinhos foi fundada em 2005 e possui um catálogo com mais de 150 títulos. A editora busca aliar, à edição de livros, formas de estimular a leitura e, consequentemente, de contribuir para a Educação por meio de ações e projetos voltados a crianças e adolescentes. Nos últimos anos, a editora tem atuado, também, com o objetivo de contribuir na formação de educadores. Realiza há 17 anos o projeto “Como Nasce um Livro”, que já atendeu a mais de 100 mil crianças e professores com o objetivo de incentivar a leitura, a escrita e o protagonismo infantojuvenil. Entre os projetos culturais que já desenvolveu, estão o “Parque das Letras” e o “Contando histórias que estimulam a pensar”, que contemplaram cidades como Americana (SP), Cubatão (SP), Limeira (SP) e Santa Bárbara d’Oeste (SP), inclusive com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet.

Sobre a Bionovis – Fundada em 2012, a Bionovis está sediada na cidade de Valinhos, São Paulo. É uma empresa brasileira 100% dedicada à biotecnologia, que atua na pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de biofármacos de alta complexidade. Seguindo sempre os mais rigorosos padrões científicos, técnicos e éticos, a Bionovis possui capacidade produtiva para atender não apenas o mercado brasileiro, mas também a América Latina e outros países regulados.

Ao longo de mais de uma década de atuação, construímos parcerias com grandes líderes mundiais do setor farmacêutico e laboratórios públicos, como é o caso de Bio-Manguinhos/Fiocruz. Por meio dessas parcerias, recebemos a tecnologia completa para a produção de biofármacos originadores e biossimilares.

Estamos comprometidos em garantir a autossuficiência do Brasil no desenvolvimento e na produção de produtos biológicos de alta complexidade, ampliando cada vez mais o acesso dos brasileiros a esses medicamentos. Até o momento, investimos mais de R$ 1 bilhão em infraestrutura fabril, recursos humanos altamente qualificados e aquisição de tecnologia. A Bionovis já comercializou mais de 16 milhões de medicamentos em todo o Brasil, impactando positivamente a vida de milhões de pacientes e ampliando o acesso a terapias avançadas para doenças graves, como câncer e doenças autoimunes.

Sobre o Autor