Rafael Braude Canterji leva “O Último Brilho” a São Paulo

Após lançamento com mais de 500 pessoas no Rio Grande do Sul, advogado e escritor segue divulgando obra que explora o lado humano por trás do cotidiano

Após reunir mais de 500 pessoas no lançamento realizado no Rio Grande do Sul, o advogado Rafael Braude Canterji segue divulgando seu livro de contos O Último Brilho pelo país. O próximo evento ocorre no dia 11 de novembro, em São Paulo (SP), na Av. Faria Lima, 4221, 16º andar.

Publicada pela Editora Patuá, a obra marca a estreia de Canterji na ficção e reúne 31 contos que percorrem o cotidiano, as perdas e os recomeços com um olhar poético e surpreendentemente empático, bem distante da rigidez dos tribunais. “Depois de tantos anos analisando provas, quis escrever sobre o que não se prova, as emoções, os vazios e as pequenas epifanias do cotidiano”, comenta o autor.

O Último Brilho conta com prefácio do psicanalista e escritor Celso Gutfreind e apresentação de Alcy Cheuiche, que destacam o caráter literário da obra e a capacidade do autor de transformar experiências em narrativa. O livro está dividido em cinco seções: Olhares sobre o cotidiano, Diálogos internos, Entre o riso e o incômodo, Afetos em movimento e Tempo, memória e legado. A obra traz ilustrações de Gilmar Fraga.

Com uma trajetória que inclui vinte anos como professor universitário, atuação como conselheiro federal da OAB e como Managing Partner do Silveiro Advogados, Canterji alia sua experiência jurídica a um olhar sensível sobre o humano em seus contos. É mestre em Ciências Criminais e doutorando em Administração de Empresas. 

“O tribunal é o lugar da verdade jurídica. A literatura é o espaço da verdade humana”, afirma, destacando que a escrita representa um contraponto à carreira jurídica.

Mais do que um livro de contos, O Último Brilho é uma reflexão sobre a condição humana, um convite para enxergar o brilho que resiste mesmo nas histórias mais sombrias.

O último evento de lançamento da obra será no dia 1º de dezembro, em Brasília, no Conselho Federal da OAB.

ServiçoLivro: O Último Brilho
Autor: Rafael Braude Canterji
Ilustrações: Gilmar Fraga
Editora: Patuá, 2025 — 200 páginas
ISBN: 978-65-281-0244-0

Vendas pela Amazon através do link – bit.ly/46RQCY9 

  • São Paulo: 11 de novembro, 18h – Av. Brig. Faria Lima, 4221, 16º andar
  • Brasília: 1º de dezembro – Conselho Federal da OAB
    Prefácio: Celso Gutfreind
    Apresentação: Alcy Cheuiche
    Disponível em: www.editorapatua.com.br | Livraria Patuscada (SP)

Sobre o Autor