“Protagonistas 2” reúne relatos reais de mais de 80 mulheres em histórias de recomeços que inspiram transformação

Best-seller que já ultrapassou 2 mil exemplares vendidos reúne nomes de destaque, como Helena Levorato, Christiane Pelajo, Liliane Rocha, Cristiana Oliveira e Renata Ceribelli
Mais de 80 mulheres decidiram transformar experiências pessoais em narrativas de coragem, reinvenção e impacto. Esse é o ponto de partida de “Protagonistas 2”, livro que já ultrapassou a marca de 2 mil exemplares vendidos e recebeu o selo de best-seller em setembro de 2025. O lançamento oficial acontece no dia 9 de setembro, às 19h, na Galeria Magalu, em São Paulo, em um encontro que reunirá parte das autoras e convidadas para celebrar histórias femininas que atravessam diferentes gerações, profissões e realidades.
Entre as autoras estão nomes conhecidos do público, como uma das principais vozes femininas no universo da inovação, Helena Levorato, CEO da Sociedade Brasileira de Inovação (SBI) e fundadora do programa Mulheres que Inovam (MQI), a jornalista da CNBC Christiane Pelajo, a atriz Cristiana Oliveira e a jornalista Renata Ceribelli.
A edição também traz um nome de grande relevância no universo empresarial brasileiro: Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, assina o prefácio do segundo volume.
De uma ideia a uma rede de mulheres
Helena Levorato conta que a iniciativa nasceu dentro da comunidade Mulheres que Inovam há 2 anos e segundo ela, o projeto ganhou força através da colaboração de mulheres incríveis dentro e fora do movimento MQI para se transformar em uma plataforma ainda mais diversa de compartilhamento de histórias e inspiração.
“Me sinto honrada e privilegiada em ser uma das autoras deste best-seller. Protagonistas Volume 2 vai além de uma coletânea de histórias: reúne relatos reais de mulheres que resolveram transformar vivências pessoais em inspiração coletiva. Fico feliz em saber que o meu capítulo pode servir de exemplo e motivar outras mulheres a se desafiarem e buscarem a inovação como uma ferramenta de aprendizado e crescimento”, afirma Helena.
Atualmente, Helena é uma referência no ecossistema brasileiro de tecnologia e inovação e participou recentemente como palestrante em dois dos maiores palcos do Rio Innovation Week, um dos principais eventos de tecnologia e inovação da América Latina.
Histórias que vão além da superação
O livro reúne relatos que passam por temas como empreendedorismo, inovação, recomeços e até mesmo violência, preconceito, maternidade atípica, saúde mental, falência e transição de carreira.
Mais do que apresentar histórias de sucesso, “Protagonistas 2” aposta naquilo que normalmente fica fora dos holofotes: os momentos de vulnerabilidade, as escolhas difíceis, as perdas e as reconstruções que antecedem uma trajetória de transformação.
A proposta é justamente mostrar que o protagonismo feminino não tem uma única forma, ou seja, pode nascer tanto de grandes conquistas quanto da decisão silenciosa de começar novamente.
Celebridades, executivas, jornalistas e mulheres de diferentes trajetórias
Um dos elementos que ajudam a dar à obra um caráter plural é a diversidade de perfis reunidos em suas páginas. O livro aproxima mulheres de diferentes áreas e gerações, colocando lado a lado trajetórias conhecidas pelo grande público e histórias de mulheres que encontraram na publicação um espaço para compartilhar experiências pessoais.
A produção editorial é assinada por Bianca Brandão, à frente da SerMente Editorial. A curadoria e coordenação são conduzidas por Christiane Pelajo, Carol Dostal, Fernanda Amorim, Liliane Rocha e Maíra Donnici, que reuniram mulheres dispostas a contar suas histórias de maneira honesta, sensível e transformadora.
Sobre a coleção Protagonistas
Idealizada por Ana Bakos, (in memoriam), uma das primeiras embaixadoras do Programa Mulheres que Inovam, a coleção nasceu com o propósito de reunir histórias reais de mulheres capazes de inspirar, provocar reflexão e ampliar perspectivas.
O primeiro volume conquistou o status de best-seller e esgotou seu estoque inicial de lançamento. Agora, “Protagonistas 2” amplia essa rede de vozes e reafirma a proposta de criar um espaço para diferentes formas de protagonismo feminino.
SERVIÇO — LANÇAMENTO “PROTAGONISTAS 2”
Data: 9 de setembro
Horário: 19h
Local: Galeria Magalu — São Paulo (SP)
Obra: Protagonistas 2
Participantes: autoras e convidadas da obra