AEVAL apoia Grupo Rosa e Amor na Campanha Novembro Azul
Após apoiar o Grupo Rosa e Amor no Outubro Rosa conscientização das mulheres sobre o câncer de mama, o presidente da AEVAL – Associação dos Empresários de Valinhos, Rafael Di Falco Cossiello, propôs um desafio à Dra Márcia Franzese presidente do grupo, para realizar uma campanha para os homens de conscientização do Novembro Azul, câncer de próstata.
Dez empresas estão apoiando a iniciativa com cotas de patrocínio, garantindo ao Rosa e Amor a realização de mais um evento importante de prevenção à saúde masculina: Desafio Saúde, Novembro Azul, 1º Rosa e Amor , com a realização de uma caminnhada e o slogan: “Eu abraço a vida”.
“Fico muito feliz com o envolvimento dos empresários, nossos associados, nas causas sociais da cidade, o Novembro Azul tem uma importância para chamar atenção dos homens da necessidade de procurar o seu urologista e fazer os exames preventivos”, diz Rafael.
Câncer de Próstata
Segundo dados da Biblioteca Virtual em Saúde do MINISTÉRIO DA SAÚDE, o câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.