Água mineral: benefícios vão muito além da hidratação

Além da pureza, produto natural traz em sua composição substâncias que fornecem um aporte nutricional e melhoram funções no organismo

Mesmo os alunos menos assíduos às aulas de química sabem que H2O é a fórmula da água. Nem todos, porém, estudantes ou não, conhecem seus benefícios para o organismo. A falta de água pode, por exemplo, levar à desidratação, e como consequência severa, afetar a atividade cerebral e o funcionamento do sistema nervoso. Da mesma forma que a natural, a água mineral cumpre a função de saciar a sede. No entanto, por trazer em sua composição um aporte de nutrientes, desempenha um papel ainda mais efetivo para a saúde.

Cerca de 70% do corpo humano é composto por água. Não por acaso, o bom funcionamento do organismo depende da ingestão de água em dosagem adequada. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), são necessários 35 ml diários para cada quilo corporal. No fígado se concentra a maior quantidade de água do organismo (86%), seguido pelos pulmões (83%), rins e músculos (79%) cérebro e coração (73%), pele (64%) e ossos (31%). A água também é um importante componente do plasma sanguíneo, respondendo pelo transporte de nutrientes, oxigênio e sais minerais para as células.

A redução de 10% da água corporal, por não ingestão do líquido, acarreta diminuição do volume sanguíneo, prejuízos para a função renal, para regular a temperatura do corpo, fraqueza, tontura, náuseas, dor de cabeça, entre outras consequências. Segundo especialista, a diminuição de 20% pode levar à morte.

A água mineral natural, classificada como minério, curiosamente é o único de fonte renovável. “Isso porque ela faz parte do ciclo hidrológico, ou seja, é chuva de muitos anos atrás infiltrada em rochas, que no interior solo passa por um processo de purificação e em seu percurso vai sendo acrescida de sais minerais”, explica Cesar Dib, CEO da Lindoya Verão. “Esses sais são um DNA e definem características físico-químicas diferentes para cada água mineral”, destaca.

No País, há cerca de 700 fontes de águas minerais naturais. Todas as áreas de proteção destas fontes somadas correspondem a um território maior que o Estado de Sergipe. “Enquanto muitos países não possuem reservas, empresas brasileiras, como a Lindoya Verão, gozam deste privilégio e engarrafam a água mineral sem a necessidade de qualquer tratamento artificial”, destaca.

A parcela de água mineral do Brasil corresponde a mais de 90% do mercado de águas engarrafadas. “Manter este patrimônio ambiental natural é imperativo para que as indústrias do setor continuem mantendo suas reservas”, diz. O Código de Águas Minerais, que vigora desde 1945 no País, espelha-se em legislações europeias e determina a proteção das fontes. “Nossa água mineral é uma riqueza para o Planeta e tem qualidade para contribuir para a saúde da população”, completa Dib.

A água mineral comercializada pela Lindoya Verão desde 1951, é natural de fontes da Serra da Mantiqueira, no interior de São Paulo. Em cada garrafa de água, predominam nutrientes como bicarbonato, cálcio, sódio, magnésio, potássio.

O sódio é um componente essencial e contribui para a normalidade do equilíbrio hídrico do organismo. Este macronutriente tem papel importante na função normal de nervos e músculos.

Com ação preventiva, a ingestão de potássio pode diminuir o risco de hipertensão. Tem ainda ação benéfica sobre o controle da glicose, limitando o risco de desenvolvimento da diabetes, ajuda na formação de músculos e equilibra as funções do sistema nervoso.

O magnésio desempenha importantes papéis, entre eles regular a função nervosa, aliviar dores musculares, prevenir a osteoporose, aliviar a azia e controlar os níveis de açúcar no sangue.

O cálcio atua na mineralização do esqueleto e é requisito para o crescimento e desenvolvimento saudável dos ossos. A deficiência de cálcio e vitamina D no organismo pode levar ao raquitismo, na população jovem, e à osteoporose, nos adultos.

Sobre a ação do bicarbonato, vários estudos indicam o efeito positivo no trato digestivo, neutralizando a secreção ácida e aumentando o pH.

De acordo com o CEO da Lindoya Verão, para oferecer um produto de qualidade, cada vez mais apreciado pelo brasileiro, é fundamental que as empresas respeitem o ciclo hidrológico da água mineral. “Isso faz com que o produto não seja alterado em suas características naturais e de pureza, o que se reverte em benefícios para a saúde de quem o consome”, conclui Cesar Dib.

Mais sobre a Lindoya Verão

A Lindoya Verão iniciou suas atividades em 1951. A qualidade da água mineral, natural de fontes da Serra da Mantiqueira, no interior de São Paulo, é reconhecida internacionalmente. Tradição, origem nobre, embalagens modernas, parceria com fornecedores e distribuidores, preço e contemporaneidade são alguns atributos que a qualificam como “a melhor água mineral para a família”, segundo pesquisa qualitativa A. C. Nielsen. Em mais de 70 anos, Lindoya Verão assinala um importante episódio em sua história: pela altíssima qualidade, o produto consumido pelo brasileiro foi escolhido por cientistas da NASA para ser a primeira água mineral a ir à Lua com a missão Apolo 11.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *