Análise de perfil comportamental: Como sair de uma situação de crise

A busca pela felicidade está entre os maiores desafios das pessoas – seja na vida familiar, na difícil escolha da carreira certa a seguir ou na busca da empresa dos sonhos para trabalhar. Ou então que atitude tomar, quando todas essas situações combinadas – da família ao trabalho, andam muito mal!  O que é muito comum é esse quadro ainda piorar, com ingredientes exponenciais de polarização e confronto de ideias no plano dos relacionamentos pessoais e crise econômica prolongada no âmbito geral. Isso vale também para o ambiente corporativo, onde os colaboradores podem viver um cenário de crise, de origem desconhecida.

Se a pessoa se encontra diante desse quadro generalizado de incertezas, algumas providências de ordem técnica devem ser tomadas – do plano familiar ao profissional. A Análise de Perfil Comportamental pode ser a primeira atitude a ser adotada   para gerenciar essa situação de pré ou crise instalada, sugere a especialista nessa técnica, Paloma López. “Essa análise se utiliza de uma metodologia própria para ajudar as pessoas a se conhecerem melhor e dessa forma ter ferramentas para tomar suas decisões – seja o jovem que precisa definir qual carreira seguir ou o profissional insatisfeito na empresa e não sabe o que fazer. É importante frisar que o Analista de Perfil Comportamental não é   Psicólogo e nem Terapeuta. Ele se baseia na avaliação técnica das respostas obtidas, para ajudar as pessoas a focarem seus objetivos. Isso tanto pode ser feito para o plano pessoal ou para um grupo de pessoas, no caso de uma empresa”, explica Paloma López.

Análise de Perfil Comportamental, afirma Paloma López, também pode ser muito útil aos pais na educação dos filhos. “Nesse caso, tanto pais como filhos respondem individualmente a Análise de Perfil Comportamental, que   vai fornecer as ferramentas necessárias, para que essa educação seja feita com parâmetros que levem em conta as respostas de todos os envolvidos.  No caso de empresas, cada um dos colaboradores envolvidos responde ao questionário. Em ambos os casos, cada um   dos envolvidos recebe um relatório impresso com uma análise do seu perfil comportamental. Isso pode ser ampliado com uma reunião presencial, mais comum em empresas, onde o Analista de Perfil Comportamental, aprofunda temas de interesse para o grupo”, acrescenta.

Metodologia – Paloma López explica que o CIS Assessment é um software inovador para análise e mapeamento de perfil comportamental e profissional. Ele é baseado na Teoria DISC desenvolvida pelo doutor em Psicologia de Harvard, William M. Marston, com uma metodologia eficaz, reconhecida e utilizada por grandes empresas e profissionais do mundo inteiro, que buscam contribuir para o autoconhecimento dos indivíduos.

Com mais de 4 mil pessoas já impactadas com os treinamentos e palestras de Paloma López, que tem formação em Publicidade, Propaganda e Marketing, Analista de Perfil Comportamental e é Master Coach em Life e Business. Tem ainda formação de curso técnico em teatro e na Ecole Supérieure de Théâtre Bordeuaux Aquitaine (França).

Fonte: Roncon & Graça Comunicações
Jornalistas: Edécio Roncon / Vera Graça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *