Campinas Shopping promove a exposição ‘Dignidade Menstrual’

Com telas da artista Janaina Morais, a mostra integra a campanha ‘Ciclo do Bem’, para arrecadação de absorventes, e pode ser vista gratuitamente até 31/03, no piso térreo do centro de compras

No mês da Mulher, o Campinas Shopping, em parceria com a Organização Mulheres de Fases, traz a exposição Dignidade menstrual: mais que um direito. Nos corredores do piso térreo para visitação até o dia 31 de março, as 12 telas da artista Janaina Morais representam a interação do sangue menstrual com flores, porcelanas, tecidos e outros elementos. A mostra integra a campanha “Ciclo do Bem”, realizada no centro de compras, para arrecadar absorventes e itens de higiene que serão destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade menstrual.

De acordo com Thaís Sperancini U. Gomez, gerente de Marketing do Campinas Shopping, a ação realizada com a Organização Mulheres de Fases e Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo) ganha mais relevância por envolver a população em um projeto amplo de disseminação de informações sobre o direito à dignidade menstrual. “Somos identificados com a causa e sabemos da importância de ampliar o engajamento sobre a pobreza menstrual no Brasil”, afirma.

Em 12 telas, a exposição Dignidade menstrual, de Janaina Morais, artista, antropóloga, terapeuta menstrual e coordenadora de educação menstrual da Organização Mulheres de Fases, apresenta, na concepção da autora, o sangue menstrual como objeto artístico. “Utilizado publicamente como arte, causa desconforto, impacto, questionamento, sentimentos, emoções, transformações, curas”, observa Janaína. “A proposta é romper com a cultura e as convenções simbólicas que mantêm a menstruação um assunto privado, invisível e intocável”, completa.

Assim como a exposição aberta ao público nos horários de funcionamento do Campinas Shopping, a campanha “Ciclo do Bem” prossegue com arrecadações de absorventes e kits de higiene até o último dia do mês em parceria com a Organização Mulheres de Fases, instituição social sem fins lucrativos voltada à redução da vulnerabilidade menstrual.

Os itens doados serão encaminhados ao Ceamo, da Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, que também atende mulheres em situação de violência doméstica.

SERVIÇO

Campinas Shopping

Jacy Teixeira de Camargo, 940 – Jardim do Lago, Campinas (SP)

www.campinasshopping.com.br

Instagram e Facebook: @campinasshopping

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *