Campinas Shopping realiza a Campanha ‘Ciclo do Bem’

Ação realizada durante todo o Mês da Mulher visa arrecadar absorventes e kits de higiene para pessoas em situação de vulnerabilidade menstrual. Levantamento inédito revela que 25% de jovens entre 10 e 19 anos em Campinas não têm acesso a estes itens

No Mês da Mulher, o Campinas Shopping inicia a campanha ‘CICLO DO BEM’ para arrecadar absorventes e itens de higiene que serão destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade menstrual. Levantamento inédito feito pela Organização Mulheres de Fases, com a participação do Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), revela que 25% de jovens entre 10 e 19 anos não têm acesso a itens de higiene menstrual em Campinas (SP). Com a ação, realizada até o final de março, o mall vai encaminhar as doações ao Ceamo, que também atende mulheres em situação de violência doméstica. Para ampliar a campanha, o shopping, em parceria com a Prefeitura de Campinas e a Organização Mulheres de Fases, organiza um treinamento com sua equipe de segurança para auxiliar o público feminino em situações de violência e constrangimento e realiza uma exposição fotográfica com o propósito de ampliar o engajamento sobre a pobreza menstrual no Brasil.

De 79.036 jovens com idades entre 10 e 19 anos em Campinas, 25%, ou 19.759 pessoas, não dispõem de itens para higiene menstrual. Os dados deste levantamento inédito são ainda mais alarmantes quando se constata que mais de 2 mil jovens deixam de frequentar a escola pela falta de absorventes.

Como no ano passado, o Campinas Shopping se mobiliza para uma campanha de arrecadação de absorventes e itens de higiene feminina. “A ação deste ano ganha ainda mais força social para envolver a população, por fazer parte de um projeto amplo de disseminação de informações durante todo o Mês da Mulher”, afirma Thaís Sperancini U. Gomez, gerente de Marketing do Campinas Shopping, reforçando que o centro de compras se identifica com a causa.

Segundo Grazielle Coutinho Moreno, coordenadora do Ceamo, que atua junto à Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos do município, a parceria com o Campinas Shopping é fundamental para lançar luz sobre o tema na cidade, diante dos dados trazidos pelo levantamento. “Por ser um local de grande visibilidade e circulação de público, a campanha do Campinas Shopping tem um impacto importante no município”, avalia.

Diante da situação de vulnerabilidade menstrual revelada pela pesquisa inédita, Campinas Shopping, Organização Mulheres de Fases, Ceamo e Prefeitura vão assumir um pacto para mudar a situação na cidade.

Ceamo

O Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), da Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas é um espaço de acolhimento e troca de vivências e de informação sobre os direitos da mulher para o resgate de sua cidadania. Com uma equipe multidisciplinar, o Ceamo acolhe e presta apoio jurídico, social e psicológico a mulheres em situação de violência doméstica, realizando atendimento individual, familiar ou em grupo.

Mulheres de Fases

A Organização Mulheres de Fases é uma instituição social sem fins lucrativos voltada à redução da vulnerabilidade menstrual. O Projeto Mulheres de Fases reúne diversos profissionais que atuam em escolas e comunidades, trabalhando a educação menstrual como ferramenta de garantia dos Direitos Humanos. Como programa de ampla atuação, a organização realiza um evento internacional a partir de maio deste ano, para abordar fatores sistêmicos que vinculam a menstruação à saúde, bem-estar, igualdade de gênero, educação, equidade, empoderamento e direitos.

SERVIÇO

Campinas Shopping

Rua Jacy Teixeira de Camargo, 940 – Jardim do Lago, Campinas (SP)

www.campinasshopping.com.br

Instagram e Facebook: @campinasshopping

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *