Campinas Shopping recebe a Casa dos Sentidos

Exposição interativa, aberta gratuitamente à visitação no centro de compras, busca conscientizar a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

O Campinas Shopping recebe a partir do dia 30 de janeiro a exposição interativa Casa dos Sentidos. Aberto gratuitamente à visitação, o projeto artístico e arquitetônico tem a proposta de conscientizar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nas dependências da Casa dos Sentidos, com sala de jantar, cozinha, quarto e banheiro, que permitem aguçar tato, audição, visão, olfato e paladar, o cérebro é o espaço central da exposição. A instalação, segundo os organizadores, busca traduzir sentimentos e vivências de crianças e adolescentes com TEA, utilizando a casa como símbolo para representar essas impressões. “Para nós é um privilégio sediar este projeto que tem tanto a contribuir para sensibilizar a população sobre o TEA e reforçar a necessidade de inclusão social por meio da arte”, afirma Thaís Sperancini U. Gomez, gerente de Marketing do Campinas Shopping.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, nos últimos dois anos, o aumento de casos de TEA diagnosticados no Brasil foi de 15%. As salas de aula comuns, na avaliação da mesma entidade, passaram a receber 37% mais de alunos com TEA.

Para desenvolver a exposição interativa Casa dos Sentidos, a Montenegro Produções, responsável pela concepção do projeto, realizou um extenso processo de pesquisa a partir de vivências com crianças autistas. A primeira etapa teve o acompanhamento de profissionais formados em psicologia, pedagogia, psicomotricidade, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Contou também com o apoio da Tismoo, primeira startup de medicina e testes genéticos para autismo, e do The Muotri Lab, da Universidade de San Diego, nos Estados Unidos, que investiga os mecanismos fundamentais para o desenvolvimento do cérebro e de transtornos como o autismo.

Na segunda etapa, a Casa dos Sentidos buscou parcerias entre artistas e arquitetos no desenvolvimento da experiência imersiva. “Como mais uma parte deste projeto, a arte é o elo no campo expressivo que aproxima os sentidos e a inclusão”, destaca a pesquisadora Jocian Machado Bueno.

Dentro dos espaços

O conceito de casa na exposição interativa que o Campinas Shopping sedia na Praça de Eventos simboliza um lugar seguro e receptivo. Cada dependência, na proposta dos artistas, designers e arquitetos que participam da construção dos espaços, proporciona vivências sensoriais.

No projeto, o Cérebro é o cômodo central. O espaço é assinado pela artista convidada Daniélle Carazzai e pelo arquiteto Givago Ferentz, que criaram uma estrutura com dados de pesquisa e referenciais sobre diagnóstico autista. Este ambiente acolhedor e educativo é a “porta de entrada” para que os visitantes compreendam parte do universo autista de forma lúdico-didática, por meio de interações que combinam dados científicos e brincadeiras.

O Banheiro tem a assinatura de Aline Provensi, artista, psicóloga e autista. “Este cômodo, para mim, sempre foi motivo de desconforto sensorial, apesar de ter todo o potencial de ser um local de conforto e lúdico”, conta. “Tenho muita dificuldade em tomar banho, escovar os dentes e tudo o que envolve estas tarefas básicas. Mas eu amo água e então decidi focar neste elemento”, explica Aline.

A artista Bruna Alcantara é responsável pela criação da Sala de Jantar, que traz conceitos como memória afetiva. Bruno Romã assina a Cozinha, que propõe ao visitante uma interação sensorial. O Quarto é concebido por Marcella Callado, que resgata o universo infantil dos sonhos.

“Nesta programação gratuita, voltada a toda a família, o Campinas Shopping quer oferecer uma experiência lúdica e ao mesmo tempo transformadora ao visitante”, destaca Thaís Gomez.

Após a temporada no Campinas Shopping, a Casa dos Sentidos cumpre um roteiro em São Paulo, Curitiba e Brasília. A versão pocket da exposição será realizada em fevereiro na Califórnia, nos Estados Unidos.

CASA DOS SENTIDOS

Praça de Eventos do Campinas Shopping

De 30/01 a 23/02 (No dia 30/01 haverá uma cerimônia de abertura às 10h com participação de patrocinadores e ONGs, aberta ao público)

Segunda a sábado, das 10h às 20h

Domingos e feriados, das 12h às 20h

Entrada grátis

SERVIÇO

Campinas Shopping

Jacy Teixeira de Camargo, 940 – Jardim do Lago, Campinas (SP)

www.campinasshopping.com.br

Instagram e Facebook: @campinasshopping

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *