Casos de homicídio reduziram em outubro, enquanto os estupros seguem em alta; veja análise do Sou da Paz 

Índices criminais de outubro de 2023 foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo nesta segunda-feira (27)

Confira os principais destaques dos indicadores criminais de outubro de 2023, segundo a análise do Instituto Sou da Paz.Clique para acessar a planilha.

Estupros aumentam em todas as regiões do Estado

Os crimes de estupro apresentaram aumento de 6,6% no estado de São Paulo em outubro de 2023, com destaque para a região do Interior, que registrou 69 casos a mais que o mesmo período no ano anterior — um aumento de 10,3% no comparativo. A comparação ao início da série histórica (2019, um ano antes da pandemia de Covid-19), mostra uma pequena redução no período para o total de estupros no estado, com 3% a menos de casos. A redução é menor ainda entre os estupros de vulneráveis — quando a vítima tem 14 anos ou menos e/ou não tem condições de consentir ao ato —, com queda de 1,4 % no comparativo entre 2023 e 2019. Os estupros de vulneráveis compõem 77% do total de estupros registrados em outubro de 2023.

As regiões da Capital e da Grande São Paulo apresentaram um pequeno aumento dos casos no período analisado. Na Capital, foram registrados 256 casos, um aumento de 1,2% no total e de 2,6% entre os estupros de vulneráveis. Na região da Grande São Paulo, foram 273 registros de estupro, 2,2% a mais que o ano anterior e 2,8% a mais entre estupros de vulneráveis. A região do Interior registrou os maiores aumentos, com 738 casos, representando 10,3% a mais no total e aumento de 3,7% entre os casos de vítimas vulneráveis. 

Assassinatos caem no estado, apesar do aumento dos latrocínios

O mês de outubro registrou uma queda importante no número de homicídios dolosos no estado: foram 196 ocorrências registradas, uma redução de 27,4% na comparação com o mesmo mês de 2022. Isso significa que o estado de São Paulo registrou uma média de 6 assassinatos por dia no mês de outubro

A redução dos homicídios no estado se deu de forma relativamente homogênea, com destaque para os municípios da Grande São Paulo, que apresentaram uma notável baixa de 31,3% no período analisado. 

Por sua vez, os latrocínios — roubos seguidos de morte —, tiveram aumento de 36,4% no estado, impulsionado pelo crescimento de casos nos municípios da Grande São Paulo e do Interior. Ainda assim, é importante destacar que os latrocínios são fenômenos mais raros que os crimes de homicídios, portanto é necessário um olhar mais cuidadoso ao analisar os percentuais de crescimento e queda deste crime.

Roubos continuam a aumentar no Interior

As ocorrências de roubos (outros) e de roubos de veículos reduziram no estado de São Paulo em outubro de 2023, com queda de 8,2% e 16,3%, respectivamente, na comparação com o mesmo período do ano anterior. A região do Interior paulista apresenta aumento no números de casos, especialmente de roubos (outros), com 16,4% registros a mais na comparação com outubro de 2022, enquanto os roubos de veículos subiram 4% no período.

Análise do Instituto Sou da Paz

Este documento apresenta as análises sobre a variação dos principais crimes violentos no estado de São Paulo em outubro de 2023, a partir de dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo. Além disso, permite avaliar impactos na variação desses índices, tanto em comparação com dados de 2019, como no entendimento da evolução ano a ano com o comparativo dos dados do mesmo período de 2022. Na análise do período mais extenso, entre outubro de 2019 e de 2023, ainda antes da pandemia de Covid-19, é perceptível uma redução significativa nos crimes de homicídios dolosos e o contínuo aumento dos casos de estupro. 

Sobre a queda dos homicídios dolosos no estado, Rafael Rocha, coordenador de projetos do Instituto Sou da Paz, ressalta que a redução dos assassinatos em outubro foi ainda mais intensa do que a registrada no acumulado dos nove meses anteriores: “Caso mantida, a queda dos homicídios dolosos aponta para uma possível reversão do aumento dos assassinatos registrados em 2022. Este é um avanço importante para a segurança pública do estado de São Paulo e, para que seja sustentada, é necessário que haja uma compreensão acerca das ações que têm levado a esta queda continuada dos homicídios neste ano, envolvendo um foco e priorização nas investigações destes homicídios, de forma a compreender suas dinâmicas e motivações”, conclui.

Em relação aos estupros, Mayra Pinheiro, pesquisadora do Instituto Sou da Paz, aponta que estes aumentos respondem a uma inércia na política de segurança adotada sobre o tema. “Este ano vimos, lamentavelmente, mês após mês, os números de casos de estupro aumentarem no estado, principalmente os casos entre vítimas vulneráveis. Apesar do crescimento das notificações ter impacto na mensuração de crimes sexuais, é necessário que os gestores invistam com seriedade em políticas públicas baseadas em evidências preventivas e educativas contra a violência sexual”, reflete. 

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *