Circuito das Frutas abre temporada de festas no interior de São Paulo

Eventos ajudam a promover o consumo de uva, vinho, figo e goiaba; Ministério da Agricultura ajuda a proteger a produção no Estado

Duas tradicionais festas de promoção da fruticultura brasileira foram abertas nos últimos dias na região conhecida como “Circuito das Frutas”, no interior de São Paulo. A 39ª Festa da Uva e a 10ª Expovinho já estão recebendo público às sextas, sábados e domingos em Jundiaí. A 73ª Festa do Figo e a 28ª Expogoiaba seguem até 28 de janeiro, às quintas, sextas, sábados e domingos em Valinhos. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) prestigiou o lançamento dos dois eventos na quinta (11) e sexta (12).

A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) confirma que o Estado de São Paulo é o maior produtor de frutas do país, concentrando 34% da produção nacional. “Somos líderes na produção de laranja, limão, abacate, banana, caqui, figo e tangerina”, disse o superintendente do Mapa no Estado, Guilherme Campos.

De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE de 2018 (últimos dados disponíveis), São Paulo é também o maior mercado consumidor de frutas, representando 27% do consumo nacional – equivalente a 1,5 milhão de toneladas.

O Mapa trabalha para proteger a produção dessas frutas ao menos em três frentes: impedindo a entrada de pragas e doenças nas áreas de fronteira (incluindo portos e aeroportos); dificultando a disseminação da mosca-da-carambola, que já está presente no norte do Brasil, e que, apesar do nome, também ataca outras frutas; fiscalizando a produção de sementes e mudas para garantir a qualidade, a identidade e a sanidade das plantas.

Na festa da uva, Guilherme esteve acompanhado do secretário adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Júlio Ramos, e da chefe do Serviço Técnico Operacional (STO-SP) da superintendência, Neyde Dantas. Em sua fala, o superintendente destacou a importância do Circuito das Frutas para o Estado e disse que o ministério está à disposição dos fruticultores. Ele convidou o ministro Carlos Fávaro para visitar a produção e disse que o gabinete está providenciando a agenda.

Além de mostrar as uvas premiadas e estimular o consumo, a festa resgata a história da região, colonizada por italianos. Logo na entrada, uma performance com artistas recepcionou as autoridades com cenas e canções típicas dos imigrantes que vieram trabalhar nas lavouras e acabaram desenvolvendo o cultivo de frutas.

Goiabas expostas da abertura da festa em Valinhos (Foto: Ana Maio/SFA-SP)

Na festa de Valinhos, Guilherme e Neyde estiveram acompanhados da chefe da regional do Mapa em Campinas, Patrícia Schober. Os três fizeram contato com produtores e lideranças da região e se dispuseram a ajudar no que for possível para que a fruticultura paulista continue prosperando.

O Circuito das Frutas é formado pelos municípios de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo. Além das duas festas que se estendem aos próximos finais de semana, outras acontecem a partir de abril.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *