Clube de Leitura da Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um discute a sociedade distópica de “As últimas crianças de Tóquio”

Romance da aclamada escritora japonesa Yoko Tawada reflete sobre o amor familiar em meio ao cenário de caos. Encontro ocorre em 28 de setembro e conta com Juliana Leite como convidada especial

A edição de setembro do Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um vai discutir o livro “As Últimas Crianças de Tóquio”, de Yoko Tawada. Na última quinta-feira do mês, 28 de setembro, às 19h, a convidada Juliana Leite, autora de “Humanos Exemplares”, conversa com os mediadores Paulo Werneck, diretor de redação da Quatro Cinco Um e Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da JHSP, sobre a obra da aclamada autora japonesa.

Essa é a segunda vez que um livro de Yoko Tawada é escolhido para o Clube de Leitura, que, em 2019, estreou o projeto com um encontro que discutiu a obra zoopoética “Memórias de um Urso Polar”, publicada em maio do mesmo ano.

Em “As últimas crianças de Tóquio”, lançamento de 2023 com tradução de Satomi Takano Kitahara, o cenário apocalíptico marca uma atmosfera de desilusão e desesperança na vida dos personagens. Animais extintos, catástrofes naturais, poluição e a fragilidade das crianças que morrem cada vez mais cedo, são algumas das características dessa Tóquio ficcional. Entretanto, o engajamento de Yoshirô, um homem de oitenta anos, em salvar seu bisneto se transforma em uma inspiração para que a cura para as crianças seja encontrada. É o amor fraterno que proporciona um vislumbre de esperança em meio ao caos.

Yoko Tawada nasceu em Tóquio em 1960 e mudou-se para Hamburgo, na Alemanha, aos 22 anos. A autora vive em Berlim e escreve em japonês e alemão. Publicou livros em diversos estilos como romances, poemas, peças teatrais e ensaios – esta é a terceira obra de Tawada traduzida para a língua portuguesa. É uma das autoras mais aclamadas do Japão, sendo reconhecida por premiações como o Prêmio Akutagawa, o Prêmio Adelbert von Chamisso, o Prêmio Tanizaki, o Prêmio Kleist e a Medalha Goethe.

Sobre o Clube de leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um

Com um caráter informal, o Clube de leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um, conta sempre com a presença de um leitor convidado e já recebeu grandes profissionais da tradução japonesa no Brasil, autores brasileiros contemporâneos, editores, críticos, jornalistas e personalidades da cultura.

Organizado pela Japan House São Paulo e Quatro Cinco Um, o projeto gratuito e aberto para todos os públicos, põe a literatura japonesa em diálogo com grandes tradições literárias internacionais. Seu objetivo é promover uma discussão de alto nível, realizada a partir das chaves de leitura apresentadas pelos convidados e da experiência compartilhada pelos participantes. A mediação e curadoria é feita em conjunto pela Quatro Cinco um e a Japan House São Paulo.

Serviço

Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um
“As últimas crianças de Tóquio”, de Yoko Tawada pela Todavia (tradução de Satomi Takano Kitahara

Quando: quinta-feira, 28 de setembro de 2023
Horário: 19h
Duração: aproximadamente 90 minutos
Custo: participação gratuita, mediante inscrição prévia (vagas limitadas)
Inscrição: https://bit.ly/ClubeJHSP451set
Acesso: online, via plataforma Zoom. O link de acesso é enviado aos inscritos por e-mail.

Participantes do clube têm acesso a compra com 20% de desconto, cedido pela Todavia, no site da Livraria Martins Fontes. Para usá-lo, basta aplicar o cupom toquio20.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *