Com a pandemia, cursos técnicos atraem cada vez mais jovens

Em Campinas, Centro Profissional Dom Bosco oferece há mais de 40 anos cursos técnicos gratuitos. Escola Salesiana São José realiza Processo Seletivo 2022 do CPDB.

Durante a pandemia, a necessidade de contribuir com as despesas familiares tem aumentado a busca de jovens por uma formação em curso técnico. O que motiva a escolha é o fato desses cursos terem menor duração e a possibilidade de rápida inserção no mercado de trabalho. Num cenário cada vez mais concorrido, a contra partida também vem das empresas que estão buscando cada vez mais profissionais com qualificações técnicas.

Em Campinas, o Centro Profissional Dom Bosco (CPDB), obra social da Escola Salesiana São José está realizando seu Processo Seletivo 2022 que oferece aos jovens gratuitamente, cursos técnicos de nível médio nas áreas de: Eletroeletrônica, Fabricação Mecânica e Informática.

Alunos em aula presencial no CPDB, antes da pandemia.

Os cursos têm duração de dois anos e são oferecidos no período da manhã e da tarde. Todos incluem gratuitamente suporte ao aluno com: material didático, camiseta do uniforme, equipamento de proteção individual (EPI), lanche e vale-transporte escolar. O Processo Seletivo 2022 do CPDB é organizado pela Comissão de Bolsas de Estudos da Escola Salesiana São José e contempla as etapas de: inscrição pela internet, divulgação dos selecionados, análise dos documentos e matrícula.

As inscrições já estão abertas e vão até o dia 14 de setembro, sendo realizadas pelo site: www.saojosecampinas.com.br/cpdb. Ao todo serão oferecidas 120 bolsas para ambos os sexos, sendo: Eletroeletrônica no período matutino ou vespertino, Fabricação Mecânica no período vespertino e Informática no período matutino e vespertino. O candidato deverá estar cursando o ensino médio em 2021, ter idade máxima de 17 anos completados no ano de 2022 e apresentar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio.

Considerando as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), os órgãos oficiais da Secretaria de Educação e alinhando-se aos protocolos da Escola Salesiana São José, em tempos de pandemia, o exame de seleção presencial não será realizado. O procedimento metodológico para a análise das bolsas será a verificação dos documentos enviados de forma eletrônica pelos candidatos e também contato via telefone feito pelo Serviço Social, que analisará rigorosamente os processos com todos os documentos previamente enviados por meio eletrônico.

A divulgação dos selecionados ocorrerá em 17 de setembro de 2021, através do site e os candidatos serão comunicados via e-mail, quando então deverão encaminhar de forma eletrônica os demais documentos solicitados. No período de 20 de setembro a 17 de novembro, o Serviço Social fará a análise da documentação dos candidatos selecionados e a convocação dos aprovados para as matrículas acontecerá em 19 de novembro, pelo site da instituição.

Os candidatos aprovados deverão comparecer à Central de Atendimento na Escola Salesiana São José, entre os dias 22 a 26 de novembro, das 7h30 às 16h30 para assinarem o requerimento de matrícula e o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais. A Escola Salesiana São José, localiza-se à Av. Almeida Garret, 267, Jardim Nossa Sra. Auxiliadora, em Campinas, SP, fone: (19) 3744.3000.

Rosana Fleming Coelho
Conceptu Comunicação & Marketing

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *