Como grandes líderes se comunicam em uma era de constantes mudanças 

Livro “Multo além do Media Training, o porta-voz na era da hiperconexão” será lançado em São Paulo, após reunir em suas páginas experiências e aprendizados de mais de duas décadas de capacitação de gestores públicos e altos executivos 

Nos dias 25 de setembro, em São Paulo, e 2 de outubro, em Brasília, as autoras Patrícia Marins e Miriam Moura, respectivamente, sócia-diretora e consultora, da Oficina Consultoria, lançam sua mais recente publicação, “Multo além do Media Training, o porta-voz na era da hiperconexão”, da Editora Aberje, que tem como conteúdo principal cases de mais de 20 anos de capacitação junto a cerca de 12 mil porta-vozes. Uma jornada de formação de comunicadores eficazes. 

Entre as respostas encontradas na obra estão como transmitir mensagens num mundo tão polarizado, onde a mentira se torna verdade em segundos e como se tornar relevante e ter o domínio da mensagem. No contexto atual multimídia digital, a comunicação eficiente situa-se entre as habilidades sociais (softs skills) mais necessárias para líderes e gestores, capaz de transformar a realidade de instituições.   

Segundo Patrícia, nos dias de hoje, não basta ser um gestor experiente. “Para sobreviver ao cenário complexo e adverso do mundo pós-pandemia e altamente polarizado, onde as fake news surgem a todo momento, a comunicação passou a ser uma alta habilidade, e os executivos tiveram que se preparar para toda e qualquer exposição, interna ou externa”, enfatizou. 

Miriam, afirma que líderes transformacionais são comunicadores excepcionais, e cita trecho de artigo recém-publicado na Harvard Business Review pelo escritor Carmine Gallo. “Você pode ter a melhor ideia do mundo, mas se não conseguir persuadir ninguém a seguir sua visão, sua influência e impacto serão muito reduzidos”, alertou ele.  

O livro-projeto foi desenvolvido em uma perspectiva original, diversa e multifacetada.  As autoras apresentam e discutem questões na comunicação, a partir do conhecimento e da experiência de personagens relevantes e referências de comunicadores. A publicação prepara o leitor para o conteúdo das entrevistas, com introdução, bibliografia e história, contextualizados sobre autor e tema, incluindo contraponto das abordagens e dicas práticas.  

Composta por dez capítulos, a obra traz temáticas como “Comunicação é poder no mundo globalizado”, “A conquista do espaço na mídia”, “O mundo é multimídia”, “Desafios da pós-verdade”, “O papel do porta-voz “, “O que é notícia?”, “A construção do discurso”, “Crise: como evitar”, “Redes sociais: como expor sem se expor’ e “A prática do contraditório”.      

No dia do lançamento, os exemplares adquiridos também podem ser autografados.  

AS AUTORAS:  

Patrícia Marins: 

Gestora de crises de alto risco reputacional, construiu a carreira profissional como jornalista, empreendedora e executiva do mercado de comunicação corporativa. Sócia-fundadora da Oficina Consultoria e sócia do Grupo In Press, lidera uma equipe de 200 pessoas. Diretora da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), palestrante e ministrante de treinamentos de comunicação, já treinou mais de 6 mil porta-vozes. Professora do curso de Relações Públicas e Diplomacia do Instituto Rio Branco (MRE), cursou Comunicação no Serviço Público na Universidade George Washington e MBA em Gestão Empresarial na FGV. Conquistou o Sabre Awards na categoria Imagem Corporativa e mais de 20 Prêmios Aberje. 

Miriam Moura:  

Jornalista com larga experiência na cobertura política em Brasília, junto ao Congresso, ao governo e ao Judiciário, é consultora associada da Oficina Consultoria de Reputação e Gestão de Relacionamento, desenvolve projetos especiais em curadoria de conteúdo e capacitações de comunicação. Já treinou mais de 5 mil gestores e lideranças-executivas. Trabalhou como repórter especial e em funções de chefia nas redações dos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo. Foi assessora de comunicação em tribunais superiores e órgãos do Judiciário. Professora de Relações Públicas e Diplomacia no Instituto Rio Branco (MRE). Formada em Comunicação Social pela PUC-RS (Famecos) e com cursos de especialização em jornalismo. 

SERVIÇO:  

SÃO PAULO 

Data: 25 de setembro (segunda-feira) 

Horário: 18h30 

Local: Livraria da Vila, no Shopping JK Iguatemi 

Endereço: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 – Vila Olímpia, São Paulo – SP 

BRASÍLIA 

Data: 02 de outubro (segunda-feira) 

Horário: 19h 

Local: Livraria da Travessa, no Shopping Casa Park 

Endereço: SGCV SUL Lote 22 – 4A Casa Park Shopping, St. Park Sul, Brasília 

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *