Companhia Zarabatana Lambe apresenta “Era uma vez um lambe-lambe holandês – bonecos de recicláveis contam histórias tradicionais”

Companhia Zarabatana Lambe apresenta em Belo Horizonte micropeças desenvolvidas a partir de histórias tradicionais holandesas. Com personagens e cenários construídos a partir de materiais recicláveis, as montagens insinuam temas contemporâneos e estimulam reflexões acerca da nossa relação com o meio ambiente.

Belo Horizonte recebe, entre os dias 17 e 24 de novembro, uma série de apresentações da Companhia Zarabatana Lambe. Serão apresentadas ao todo quatro micropeças teatrais em formato de teatro lambe-lambe, também conhecido como Teatro de Miniatura. “Era uma vez um lambe-lambe holandês – bonecos de recicláveis contam histórias tradicionais” apresenta quatro histórias elaboradas a partir de diálogos com o consultor holandês Stefan Meyer, que também colabora com a trilha Sonora das montagens.

Este é o espetáculo de estreia da Zarabatana Lambe, companhia formada pela artista carioca, Clarice Rito e pelo mineiro Hermes Perdigão, com foco no formato lambe-lambe. Para o projeto, além de usar dois contos tradicionais, os artistas criaram novas tramas para dois personagens tirados do famoso Efteling, um parque temático holandês, que se assemelha à Disneylândia. O personagem mais emblemático é HOLLE BOLLE GIJS, traduzido como “João Comilão”, que foi extraído de uma canção voltada para o público infantil para povoar o parque como lata de lixo. Na encenação da Zarabatana, o mecanismo de João Comilão dá pane, e a lata de lixo passa a devorar tudo que aparece pela frente.

A história é uma metáfora da voracidade com que a humanidade, através do consumismo, vem devorando o planeta e seus recursos naturais. As histórias apresentadas ao público são originárias da região dos Países Baixos. Tanto os cenários quanto os personagens são construídos com materiais reciclados e o enredo das apresentações gira em torno de temas como a sustentabilidade e a nossa conexão com o meio ambiente, consumo responsável, uso de tecnologias e o respeito ao próximo.

Clarice e Hermes apresentam, cada qual, uma peça com duração aproximada de 2 minutos. No formato de um para um, como é a tradição do teatro lambe-lambe, apenas um espectador por vez assiste ao pequeno espetáculo, que é apresentado de dentro de uma caixa. A trilha sonora é compartilhada somente com o espectador, a partir do uso de fones de ouvido.

Serão apresentadas 2 peças diferentes no período da manhã e 2 na parte da tarde. As montagens são consideradas sínteses poéticas, transmitindo histórias de forma que o público preencha as lacunas com seu próprio imaginário.

Nos dias 17 e 18 de novembro, a Zarabatana Lab será uma das atrações do 1º Festival de Invenção e Criatividade – UAI-FIC, no Centro de Línguas, linguagens, inovação e Criatividade, o CLIC. A Companhia fará uma programação intensa, distribuída em 9 lugares distintos. Um deles é a UEMG, em que os artistas se apresentam e conversam com os alunos da Escola de Design – somente este evento não será aberto ao público.

A estreia da Companhia Zarabatana Lambe celebra os 33 anos de existência do estilo teatral lambe-lambe e homenageia Ismine Lima – falecida este ano – que junto com Denise Santos, criaram esta modalidade de teatro, inspiradas nos fotógrafos ambulantes. A expectativa dos artistas é de atingir um público abrangente e diversificado. “Queremos despertar a sensibilidade das pessoas para a arte feita nas ruas, divulgando cada vez mais a tradição do teatro lambe-lambe e da artesania”, explica Clarice Rito.

Esse projeto é a segunda parceria entre Consulado Geral dos Países Baixos no Rio de Janeiro e a Zarabatana Lab Cultural, que assina a produção executiva. “Queremos promover os aspectos da cultura holandesa e reflexões sobre o modo de vida atual, em especial, sobre a ecologia”, completa a artista.

Todas as apresentações são gratuitas. A classificação é livre e as apresentações planejadas para ocorrer em espaços abertos poderão ser realocadas para outros espaços em caso de chuva.

A Companhia Zarabatana Lambe

Hermes Perdigão e Clarice Rito se conheceram em 2014, em Tiradentes, quando ela apresentava a performance sobre consumo consciente, Homem Produto, com o coletivo Urbitantes de que fazia parte. Depois de conversarem, Hermes retornou para entregar-lhe um presente: um gracioso cachorrinho feito com material reciclável. Ali nasceu uma amizade e o desejo de criarem um projeto juntos. A partir da oportunidade gerada pela convocatória CONEXÕES CULTURAIS, CIDADES HABITÁVEIS – 2022 do Consulado Geral dos Países Baixos no Rio de Janeiro, Clarice resolveu produzir a oportunidade de estrear sua prática no teatro de lambe-lambe ao lado do já experiente Hermes, propondo a criação da Cia Zarabatana Lambe, para desenvolverem juntos o projeto “Era uma vez um lambe-lambe holandês – bonecos de recicláveis contam histórias tradicionais”.

Clarice Rito

Formada em Indumentária e Cenografia pela UFRJ, pós-graduada em Conscientização do Movimento e Jogos Corporais, na Angel Vianna Faculdade e Escola de Dança. Artista transdisciplinar, com habilidades para criação, produção e comunicação, sempre atuou em diversos seguimentos na área da cultura. Dentro de sua área de formação, a experiência de maior destaque foi integrar a equipe de figurino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, de 2008 a 2015.

Antes, durante e depois deste período, executou trabalhos como criação de roteiros para edições de “Você Sabia”, da equipe de Ziraldo (2207); e para a série animada “Tainá”, da Produtora Sincrocine/Tietê Produções Cinematográficas (2015). Participou da equipe de produção de projeto sócio-cultural, fez programação visual para livros e espetáculos, trabalhou como performer. Deu inúmeras oficinas, dentre elas “Cidades Levadas – criando com recicláveis”, em parceria com o Educativo do CCBB. Em 2017, ilustrou, diagramou e produziu eventos de lançamento do livro infantil “A menina e suas conchas”, de Bárbara Saddy – nos quais contou a história, com sua autora, utilizando bonecos de papel. Em 2018, a fim de dar vazão ao seu potencial criativo com pequenas produções autorais, resolveu abrir a produtora Zarabatana Lab Cultural.

Hermes Perdigão

Teve o primeiro contato com a arte em um convento em Contagem/MG. Brincando com bonecos, formando cavalinhos com miolo de pão e outras formas para brincar. Na escola, aos 10 anos de idade, se encantou pelo universo dos bonecos depois de assistir uma apresentação. Iniciou na atividade artística como contra-regra na Gesto, uma escola de Teatro de Silvino Fernandes: dramaturgo e grande construtor de bonecos de espuma e outras pequenas peças.

Como manipulador, teve a oportunidade de trabalhar na Cia Catibrum, fundada por Lelo Silva, na peça “O Dragão que queria ver o Mar”; e no espetáculo “Metamorfose”, do Grupo Girino (BH). Foi no Festival Internacional do Teatro de Bonecos de Belo Horizonte, que ele descobriu o teatro lambe-lambe e, a partir daí, investiu na criação de sua própria caixa, dando origem à Cia Hermes Perdigão. A primeira montagem foi “Ah, vó!”, com bonecos reciclados. Depois dela, vieram inúmeras outras e ele participou de mais de vinte festivais, dentre eles: o de Joinville, o Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Belo Horizonte, o Festim – em várias edições- , do Festlambe no Chile, e o Encontro Festejo de 30 anos do Teatro de Lambe- Lambe na Bahia, em 2019.

Serviço:

Datas:


17/11 (quinta-feira) e 18/11 (sexta-feira)

Horários:  11h às 12h e de 15h às 16h

Local: Secretaria Municipal de Educação (antiga Fafich) – Evento UAI-FIC – BH.

Endereço: Rua Carangola, 288 – Santo Antônio, BH.

Data: 19/11 (sábado)

Horários: 11h às 12h

Local: Casa da Virgínia – Mercado Novo

Endereço: Av. Olegário Maciel 742 segundo piso corredores E e F – Centro – BH.

Data: 19/11 (Sábado) 

Horários: 14h30 às 15h30

Local: Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no gramado próximo ao Palácio das Artes.

Endereço: Av. Afonso Pena, 1377 – Centro – BH.

Data: 20/11 (domingo)

Horários: 11h às 12h

Local: Parque Municipal das Mangabeiras no Teatro de Gramado (próximo do espelho d´água)

Endereço: Av. José do Patrocínio Pontes, 580 – Mangabeiras – BH.

Data: 20/11 (domingo)

Horários: 14h30 às 15h30

Local: Parque Municipal Jacques Cousteau na Área da Academia

Endereço: Rua Augusto José dos Santos, 366 – Estrela do Oriente – BH

Data: 23/11 (quarta-feira)

Horários: 16h às 17h

Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (praça de Convivência)

Endereço: Praça da Liberdade, 680 – Funcionários – BH

Data: 23/11 (quarta-feira) (Evento fechado)

Horários: 19h às 20h

Local: UEMG

Data: 24/11 (quinta-feira)

Horários: 11h às 12h

Local: Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado no Teatro de Arena

Endereço: Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904 – Itapoã – BH

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *