CRAS Novo Ângulo realiza roda de conversa para discutir violência contra à mulher

Evento aconteceu em todas as unidades do CRAS de Hortolândia e CCS do Rosolém 

Nesta segunda-feira (28/08), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Novo  Ângulo foi o palco final das rodas de conversa do programa Agosto Lilás, mês temático alude à prevenção, conscientização e enfrentamento da violência contra a mulher, realizado pela Prefeitura de Hortolândia por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. A iniciativa, que busca sensibilizar a comunidade em relação à problemática da violência contra a mulher, reuniu cerca de 30 usuárias da unidade. Vale notar que todas as unidades do CRAS neste mês aderiram à iniciativa, juntamente com o CCS (Centro de Cidadania Social) do Rosolém, onde mais de 300 mulheres participaram das atividades.

O encontro teve como tema principal “Hortolândia pelo fim da violência contra a mulher: Vire a página e escreva uma nova história”. A roda de conversa trouxe depoimentos impactantes de três mulheres corajosas que conseguiram quebrar o ciclo de violência em suas vidas. 

A empreendedora no ramo de doces, Claudia Pires Pereira, de 44 anos, acompanhou a palestra no CRAS Novo  ngulo. Ela enfatizou a importância da constante luta contra a violência contra a mulher. “Quanto mais a questão for destacada e comunicada não apenas para as mulheres, mas para toda a população, melhores serão os resultados”, disse.

Claudia também abordou a aspiração contínua das mulheres por maior representatividade nos âmbitos público, político e social. “Ao longo da história, as mulheres conquistaram direitos fundamentais, como o direito de falar em público, votar, se divorciar e trabalhar fora de casa. No entanto, apesar de sermos a maioria na população, ainda somos minoria em posições de destaque na sociedade, especialmente em cargos eletivos”, enfatiza a moradora.

“As rodas de conversa nos CRAS proporcionam um ambiente propício para um diálogo íntimo com as realidades individuais de cada participante, sejam homens, mulheres, meninos ou meninas”, observa a coordenadora do Departamento  Josefa Teixeira. Ela destaca que, durante esses encontros, é evidente que as informações compartilhadas em relação ao Agosto Lilás funcionam como uma construção que, simultaneamente, desconstrói pensamentos machistas e violentos. “Nós sensibilizamos que é papel de todos refletir sobre ideias e comportamentos”, afirma Josefa, enquanto convida a comunidade a aderir ao movimento de mudança: “Convidamos todos a ‘Virarem a página e escreverem uma nova história sem violência”, ressalta.

Ao longo deste mês, o Departamento da Mulher realizou ações pela campanha Agosto Lilás com uma série de atividades que alcançaram mais de 10 mil pessoas. A conscientização foi disseminada em escolas públicas municipais e estaduais, OSCs (Organizações da Sociedade Civil) e instalações de Saúde e Inclusão na cidade. As ações contarão com a participação ativa de das Conselheiras Municipais dos Direitos das Mulheres, profissionais do CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher), representantes dos direitos humanos, advogadas, assistentes sociais, psicólogas, autoridades municipais entre outras mulheres referências em diversos segmentos da sociedade.

Ricardo Terlone 

Jornalista

Departamento de Comunicação

Secretaria de Governo

Prefeitura Municipal de Hortolândia

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *