Em 2 meses, Escolinhas de Esportes da Prefeitura de Nova Odessa já atendem a mais de 1,2 mil alunos

Por Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP

Pouco mais de dois meses após a retomada das atividades, na segunda quinzena de agosto, as Escolinhas Municipais de Esportes da Prefeitura de Nova Odessa e as turmas oferecidas pelos clubes e associações parceiras já estão atendendo gratuitamente a cerca de 1.250 alunos, entre crianças, adolescentes, jovens e também o pessoal da Melhor Idade. Este é o balanço apresentado nesta semana pelo secretário municipal de Esportes, Thiago Gentil, ao prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho.

Segundo o titular da pasta e seu adjunto, José Henrique de Carvalho, já estão matriculados 45 alunos nas turmas de handebol, 50 nas de judô, 40 no pilates, 12 no vôlei adaptado, 25 nos jogos de mesa, 40 na ginástica localizada, 30 no muay thai, 50 no vôlei, 40 no futsal, 20 no kung fu e 90 no futebol. Os ginásios municipais também sediam jogos da Liga Metropolitana de Basquete.

Além disso, outras 790 crianças e adolescentes estão sendo atendidos nos projetos sociais dos clubes amadores de futebol, responsáveis pela utilização dos campos municipais espalhados pela cidade. Nesta conta, entram atualmente 230 alunos das escolinhas do UVA (Unidos da Vila Azenha), 80 no São Manoel, 100 no Alvorada, 120 no São Jorge, e 200 pelo NOAC (Nova Odessa Atlético Clube).

Uma profissional da Secretaria de Esportes também está promovendo a grade de atividades físicas das diversas modalidades oferecidas pela Prefeitura no Clube da Melhor Idade, também reaberto recentemente para o atendimento deste público. São atendidos no local, atualmente, cerca de 100 cidadãos de 60 anos ou mais. Entre eles, são 35 idosos nas turmas de vôlei e jogos de mesa, 40 na ginástica localizada e 25 no pilates.

Seguindo Thiago Gentil, no caso das parcerias com os clubes amadores de futebol de Nova Odessa, “nossa contrapartida é realmente ‘fazer o social’ e cuidar das áreas municipais, permitindo que as crianças sejam atendidas nos bairros onde moram”. “Nossa secretaria quer fazer tudo do jeito certo, sempre pensando na população da cidade, atendendo realmente quem quer praticar esportes. Em parceria com os clubes, o trabalho vem sendo bem executado e acompanhado, estamos sempre fazendo vistorias, olhando para garantir que tudo esteja caminhando bem”, explicou o ex-jogador profissional.

Ele ressaltou que, mesmo com o arrefecimento da pandemia e a liberação das atividades esportivas, alguns clubes ainda estão se reorganizando para retomar as aulas gratuitas de futebol, e que a pasta vem dando apoio a estes times.

IMPORTÂNCIA

Para ele, a importância do esporte principalmente na vida das crianças e adolescentes só tem paralelo com o amor da família e a importância da Educação. “Como esportista que se tornou atleta de alto rendimento através de um projeto social como estes, consegui transformar minha vida e ter uma carreira. Para mim, a importância é de uma dimensão que não tem tamanho, sou apaixonado por fazer, gosto de fazer e acredito sempre que podem sair grandes seres humanos e também atletas de alto rendimento”, disse Gentil.

Entre as possibilidades abertas pela prática esportiva na infância, está até mesmo uma carreira como profissional de Educação Física e Esportes. “É uma área muito abrangente. Meu maior sonho é dar oportunidade para que essas crianças possam ver no esporte um futuro, para que possam se formar na área, se tornarem professores ou atletas profissionais. Oportunizar para que possam buscar um futuro. E, claro, também a saúde, tirar essas crianças de dentro de casa e das ruas, saber trabalhar em equipe e respeitar os companheiros”, acrescentou.

Por fim, o secretário lembrou que conta com o apoio do prefeito Leitinho para ampliar ainda mais as atividades oferecidas à população de Nova Odessa através das Escolinhas de Esportes. “No próximo ano, queremos levar essas crianças e jovens para competições regionais. Também pensamos em retomar os Jogos Escolares Municipais, talvez também a Olimpíada dos Trabalhadores e outras competições municipais em cada modalidade, inclusive em parceria com a Educação”, finalizou Thiago Gentil.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *