Em Morungaba: Escolas Municipais promovem reuniões sobre segurança dos alunos
A Prefeitura da Estância Climática de Morungaba, por meio do Departamento de Educação, reuniu os pais e responsáveis dos alunos de todas as unidades da rede municipal de ensino para apresentar as medidas para aprimorar a segurança dos alunos, nesta segunda-feira (18/4).
As famílias dos alunos participaram da reunião das respectivas escolas de seus filhos e foram informados quanto aos procedimentos a serem adotados desde o transporte escolar, durante a entrada na escola e o acompanhamento quanto às rotinas em casa.
Os portões das escolas permanecerão sempre trancados com acesso controlado. Haverá sempre um segurança controlando a entrada e saída de pessoas. Este profissional estará devidamente identificado e utilizará detector de metais portátil para revistar todos que entrarem na escola – alunos, professores, funcionários e pais.
Os alunos deverão estar uniformizados e com a carteirinha de estudante em mãos quando chegarem à escola. Os alunos que ainda não têm uniforme ou carteirinha devem entrar em contato com a direção de sua escola.
Por meio do convênio da Atividade Delegada, já está sendo realizado o reforço da ronda escolar pela Polícia Militar, principalmente nos horários de entrada e saída dos alunos.
Os estudantes que utilizam o Transporte Escolar da prefeitura deverão portar a Carteirinha de Transporte para apresentar para o monitor e para o motorista, logo na entrada do ônibus.
Foi criado um grupo de WhatsApp entre os diretores de todas as escolas do município e todos já estão cientes quanto ao uso do aplicativo da Polícia Militar 190 – que inclusive está atualizado com a nova ferramenta “Segurança Escolar”.
Serão instaladas mais 22 câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade. A prefeitura está em processo licitatório para a instalação de alarmes e câmeras de monitoramento em todas as escolas da rede municipal de ensino e também já está convocando os servidores concursados que foram classificados e que vão trabalhar de forma efetiva e permanente como Guarda Patrimonial em todas as escolas municipais.
Os pais também foram orientados quanto à importância de estar cientes do que seus filhos levam à escola dentro da mochila – evitando principalmente objetos de metal. As famílias dos estudantes também receberam a orientação de acompanhar e verificar diariamente os conteúdos acessados pelos seus filhos na internet, os contatos e conversas pelo WhatsApp e a estarem sempre atentos ao comportamento de seus filhos.
O prefeito de Morungaba, Marco Antonio de Oliveira, participou da reunião realizada na Emef Professor Irineu Tobias, escola onde ocorreu a tentativa de ataque às crianças na última quarta-feira (12/4). Atentos às medidas da prefeitura relativas à segurança dos estudantes, os pais estiveram em peso na reunião que lotou o pátio da escola.
“O NAP (Núcleo de Apoio Pedagógico), a Apae e a Escola Estadual Monsenhor Honório Heinrich Bernard Nacke também contarão com seguranças contratados pela prefeitura”, ressaltou o prefeito Marquinho que também agradeceu a participação dos pais o que, segundo ele, demonstra o compromisso com a educação dos filhos.
O policial militar Villas Boas também orientou aos pais para que verifiquem as notícias em fontes confiáveis e não compartilhem notícias falsas para não causar pânico entre a população. Ele ressaltou que o rapaz que cometeu o atentado está preso, diferentemente do que tem circulado nas redes.
“A Prefeitura e a Polícia estão totalmente empenhadas em reforçar a segurança de seus filhos na escola, mas a família também deve fazer sua parte reforçando a segurança dos filhos em casa. E é simples: basta fazer o papel de pai e mãe. Por exemplo, estando atentos aos jogos online que as crianças possam estar acessando pela internet, uma vez que estes tipos de jogos são permitidos somente para maiores de 18 anos”, instruiu o policial.
A reunião na Emef Professor Irineu Tobias também contou com a participação de toda a equipe escolar; professores e servidores administrativos; da diretora da escola Roseli Molena; da diretora do Departamento de Educação, Leninha Spiguel Polizello, e da coordenadora técnica do Ensino Fundamental II da rede municipal, Margarida Maria Franco de Lima Frare.