Encontro de leituras: Quatro Cinco Um é a nova parceira do jornal português PÚBLICO na organização do clube de leitura

A partir de fevereiro, os encontros mensais serão apresentados pelo diretor de redação da revista, Paulo Werneck, e a jornalista Isabel Coutinho, do PÚBLICO. O projeto também traz uma nova newsletter e editorial fixo nos dois veículos

A revista brasileira Quatro Cinco Um inicia uma nova parceria editorial com o jornal português PÚBLICO, na apresentação do Encontro de Leituras, inaugurado em 2020, dedicado aos livros publicados nos dois lados do Atlântico.

O projeto junta leitores de língua portuguesa e discute romances, ensaios, memórias, literatura de viagem e obras de jornalismo literário na presença de um escritor, editor ou especialista convidado. Nesta nova fase, a jornalista Isabel Coutinho, responsável pelo site do PÚBLICO dedicado aos livros, o Leituras, e Paulo Werneck, diretor de redação da Quatro Cinco Um, vão apresentar juntos as reuniões mensais. 

Os encontros são gratuitos e acontecem sempre nas segundas terças-feiras de cada mês, às 19h do Brasil e 22h de Portugal. Em fevereiro, excepcionalmente, a sessão será na terceira terça-feira, 20, em razão do feriado de Carnaval. O convidado deste mês é o escritor angolano Kalaf Epalanga, que vai discutir com os leitores o seu romance Também os brancos sabem dançar, publicado pelas editoras Todavia (Brasil) e Editorial Caminho (Portugal). 

O evento não é transmitido nas redes sociais, nem disponibilizado depois. É uma experiência para ser vivida por aqueles que se juntam à sessão. Os melhores momentos são depois publicados no podcast Encontro de Leituras, disponível no Spotify, Apple Podcasts, SoundCloud ou outros aplicativos habituais. 

Isabel Coutinho, juntamente com a jornalista brasileira Úrsula Passos, foi responsável pela concepção do clube de leitura, ainda durante a pandemia, em 2020. Segundo ela, “tem sido muito gratificante assistir ao diálogo entre todos estes leitores do mundo lusófono ou estudiosos da língua portuguesa”. 

Na avaliação de Paulo Werneck, o projeto Encontro de Leituras “é um reflexo do bom momento editorial e literário entre os países de língua portuguesa, com a atuação transatlântica de editoras, festivais, livrarias e outros projetos ligados ao livro e à literatura, em iniciativas muitas vezes espontâneas, independentes de iniciativas governamentais”. 

Este não é o primeiro projeto coordenado pela Quatro Cinco Um voltado a encontros de leitura. A revista acumulou uma gama de iniciativas nessa direção como o Clube do Livro 451 para assinantes da revista e outros, gratuitos e abertos para todos, a como o de literatura israelense – em parceria com Escola Eliezer Max –, literatura francesa – em parceria com a Embaixada da Franças e Aliança Francesa de São Paulo -, literatura japonesa – em parceria com a Japan House São Paulo. Este último acontece online na última quinta-feira de cada mês, e discute livros de autores nipônicos traduzidos diretamente do japonês para o português, com o objetivo de ampliar o acesso dos brasileiros a este universo literário. 

A parceria entre a Quatro Cinco Um e o PÚBLICO — que durante os últimos três anos foi realizado pelo PÚBLICO em parceria com a Folha de S.Paulo —, vai incluir, a partir de março, um espaço editorial fixo nos dois veículos e uma newsletter mensal sobre o trânsito literário e editorial entre os países de língua portuguesa.

Além dos encontros virtuais, todo mês, a editoria especial Encontro de Leituras vai publicar materiais jornalísticos sobre autores do Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau e Timor que tenham sido lançados dos dois lados do oceano. A newsletter mensal vai trazer notas, curiosidades, imagens e informações sobre as novidades das livrarias e os eventos literários em Lisboa, São Paulo, Rio de Janeiro e outras cidades onde se fala português. De vez em quando, na programação de festivais e em outras ocasiões, eventos presenciais serão realizados.

Sobre a Revista Quatro Cinco Um

Publicada em edição impressa, site, newsletters, podcasts e clubes de leitura, a revista dos livros seleciona e divulga mensalmente cerca de duzentos lançamentos em mais de vinte áreas da produção editorial brasileira. 

Em linguagem clara, sem jargões nem hermetismo, os textos são assinados por nomes de destaque da crítica e da cultura. Tendo o pluralismo e a bibliodiversidade como nortes editoriais, a Quatro Cinco Um busca misturar em sua pauta diferentes gerações, sensibilidades e pontos de vista. Projetos editoriais especiais focalizam temas relevantes, tais como cidades, democracia e justiça, literatura infantojuvenil, literatura japonesa, literatura francesa, literatura israelense e livros LGBTQIA+. 

Desde 2019, a revista publica duas vezes por mês o 451 MHz, primeiro podcast da imprensa profissional dedicado exclusivamente a livros. Acreditamos no livro como objeto de transformação individual e coletiva, com base no princípio de que não há sociedade democrática sem ampla circulação de livros. 

A revista foi lançada em maio de 2017, tendo como editores Fernanda Diamant e Paulo Werneck. Desde 2019, a Associação Quatro Cinco Um tem como diretores os jornalistas Paulo Werneck e Humberto Werneck.

Serviço

Encontro de Leituras, edição de fevereiro

Terça-feira, 20/2
19h (Brasília – DF)
22h (Lisboa, Portugal)
Acesso à sala virtual do zoom: https://us06web.zoom.us/j/82156058496?pwd=XVajCpNXeHl8x1QmXY9aL32G2yfHoB.1
ID: 821 5605 8496
Senha de acesso 719623

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *