Equipe do De Olho nos Rios promove oficina sobre análise de recursos hídricos para alunos de escola rural de Bragança Paulista

Nesta segunda-feira (22), em comemoração ao Dia Mundial da Terra e justamente por nosso planeta estar diretamente relacionado à água, a equipe do Projeto De Olho nos Rios realizou a oficina de ‘Monitoramento da Qualidade da Água’ para os alunos da Escola Municipal Rural Eugênia de Souza Camargo, em Bragança Paulista, dando continuidade às atividades de capacitação para a formação de agentes ambientais da Conexão ‘De Olho no Ribeirão da Fazenda Velha’.

E, neste segundo encontro, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer ainda mais de perto a realidade das águas do Ribeirão da Fazenda Velha, que ocorre ao lado da instituição de ensino, fomentando o debate sobre os cuidados e a proteção deste valioso recurso hídrico para a região.

“Depois que nossa equipe coletou as amostras de diferentes pontos do curso d’água, fizemos a atividade prática sensorial, em que os alunos anotaram todos os parâmetros que foram descobrindo ao analisar a água. Sempre debatendo os motivos e impactos que a área do córrego sofre, como a poluição, a condição das matas ciliares, os resíduos em volta e dentro, entre outros”, explica Jennifer Drieli de Oliveira, bióloga e educadora ambiental do Projeto.

DE OLHO NOS RIOS

O Projeto De Olho nos Rios é uma iniciativa da Associação Mata Ciliar em parceria com a Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, que incentiva a adoção de práticas para a recuperação de áreas degradadas e conservação de áreas naturais, como fontes de sequestro de carbono e proteção da fauna silvestre, visando a promoção da participação comunitária na gestão dos recursos hídricos.

O Projeto atua nos 12 municípios que abrangem as bacias dos Rios Atibaia e Jaguari: Artur Nogueira, Cosmópolis, Paulínia, Campinas, Valinhos, Itatiba, Jarinu, Tuiuti, Bragança Paulista, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *