Escola como espaço de pertencimento é tema de discussão na 13ª Semana da Educação de Campinas

Educadora Flávia Vivaldi, que integra grupo de pesquisadores da Unicamp e Unesp que estuda ataques às escolas, defende trabalho intencional para melhorar convivência no ambiente escolar

Diante de mais um ataque em escola – ocorrido ontem em Sapopemba, na Zona Leste de São Paulo – a discussão sobre convivência no ambiente escolar e a escola como espaço de pertencimento torna-se imprescindível. Para falar sobre o tema, a doutora em Educação Flavia Vivaldi, mestre em Psicologia Educacional e integrante do grupo de pesquisadores da Unicamp e Unesp que estuda ataques às escolas, participa nesta quinta-feira, dia 26 de outubro, da 13ª Semana da Educação de Campinas, no painel “Adolescências – A escola como espaço de pertencimento”, juntamente com Carlos Miguel Ribeiro e Suzy Ferraz, com mediação de Camila Brasil.

Com apoio do Instituto EP, a educadora irá abordar, entre outros temas, quais pontos devem ser considerados no trabalho da escola para que a convivência gere o sentimento de pertencimento e como iniciar um trabalho de convivência escolar. “Minha ênfase é sempre a defesa da convivência na escola. Com os últimos ataques ocorridos em uma escola em Poços de Caldas – que é a minha cidade – e em Sapopemba, é impossível deixar de falar sobre esse assunto. É preciso realizar um trabalho intencional, planejado e com muito conhecimento, implementando programas para melhorar a convivência no ambiente escolar”, afirma.

Flavia atua no acolhimento à comunidade da escola de Poços de Caldas onde ocorreu o ataque há cerca de 15 dias. “A escola é um ambiente de diversidade como tantos outros e isso deve ser uma oportunidade para trabalhar a convivência entre todos”, explica. Para a educadora, a escola deve estar aberta à comunidade, pois assim irá desempenhar com legitimidade seu papel – inclusive prevenindo a violência.

A 13ª Semana da Educação de Campinas é realizada pela Fundação Educar, Fundação FEAC, Secretaria Municipal de Educação de Campinas e Diretorias de Ensino Leste e Oeste, integrantes da Secretaria Estadual de Educação.

Serviço:

13ª Semana da Educação de Campinas

Painel: “Adolescências – A escola como espaço de pertencimento”

Data: 26 de outubrodas 7h30 às 12h – nesta data, o evento será restrito a profissionais da educação e haverá transmissão ao vivo no canal do YouTube da Educatv Campinas

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *