Especialista do Senac aponta quatro razões para quem gosta de jogos não perder o Global Game Jam 2021

O maior evento de criação de jogos do mundo acontece de 27 a 31 de janeiro e será 100% on-line. Pela primeira vez, o Senac Campinas será sede, com o seu site


Um tema e 48 horas para criar o melhor jogo do mundo: esse é o desafio lançado pelo Global Game Jam, a maior maratona internacional de criação de jogos, que ocorre de 27 a 31 de janeiro.Em razão da atual pandemia da Covid-19, o evento será em formato 100% on-line. Entre suas sedes no Brasil, o Senac Campinas participa pela primeira vez.

Segundo a coordenadora dos cursos de pós-graduação em Marketing Digital e E-commerce, Design Gráfico de Desenvolvimento de Games do Senac Campinas, Júlia Stateri, o Global Game Jam é o maior evento de criação de games no formato “Jam” – uma modalidade na qual o desafio está em produzir um jogo dado um determinado limite de tempo – do mundo, acontecendo nos chamados ‘sites’ simultaneamente. “Há diversos Jam Sites nos países espalhados pelo globo e, claro, no Brasil não poderia ser diferente.Na edição de 2021, cada site organizará a utilização desse tempo para a condução das Jam on-line. De modo geral, costumam ser oferecidas palestras orientadoras e mentorias no acompanhamento dos jogos desenvolvidos”, explica.

O evento é aberto a todos os interessados, independente da experiência que tenham. “Participar de um evento como este é uma oportunidade importante para desenvolver competências, habilidades e atitudes, que incluem administração do tempo, pensamento criativo e inovador, capacidade de trabalhar em equipe e senso de organização. Não é necessário ser especialista em jogos ou ter experiência prévia para participar.Os inscritos são convidados a projetar, desenvolver, criar e testar um novo jogo no período proposto. Além de possibilitar troca de informações e contatos entre estudantes, profissionais e pessoas que se interessam pelo universo dos games”, conta Júlia.

Confira aqui quatro razões apontadas pela coordenadora para quem gosta de jogos participar do Global Game Jam Online 2021

1.    Poderá ser o seu primeiro contato com o mundo do desenvolvimento de jogos.Tem interesse em desenvolver jogos, mas não sabe se o campo é para você? O Global Game Jam oferece uma ótima oportunidade para experimentar sem medo de errar. O evento não é competitivo e privilegia o aprendizado.

2.    Você vai aprender muito com o processo, tirando o foco do produto final.Não é sobre o quão grandioso o seu jogo finalizado ficará. Não é raro o jogo produzido apresentar bugs ou funcionar como um protótipo de uma ideia. Com o processo de desenvolvimento você aprenderá a deixar o não essencial para trás, a trabalhar em grupo e a focar num conceito para criar uma experiência de jogo que possa ser compartilhada com outras pessoas.

3.    Você fará contatos e formará redes.Mesmo que não tenha uma equipe definida antes de se inscrever no Global Game Jam, não tenha receio em se inscrever. Durante a organização prévia ao desenvolvimento você encontrará um grupo com o qual trabalhar. É importante respeitar a diversidade dos participantes e a variedade de opiniões que serão encontradas durante o evento. Se você tiver educação e paciência, certamente formará uma rede de contatos valiosa que poderá se fortalecer mesmo depois da finalização do evento.

4.    Seu jogo poderá fazer parte do seu próprio portfólio.Mesmo quem já sabe programar, desenhar ou atua como designer, pode ter dificuldade em separar um tempo em meio à rotina agitada para conseguir desenvolver um jogo unicamente com a finalidade de alimentar o portfólio. Sabemos que também não é possível encontrar trabalhos na área se não houver como apresentar exemplos aplicados das nossas habilidades, não é mesmo? O Global Game Jam pode ser uma ótima chance de desenvolver um jogo rapidamente que sirva de exemplo das suas capacidades como game designer.

Inscreva-se e participe com o Senac Campinas pelo linkhttps://globalgamejam.org/2021/jam-sites/senac-campinas.

Para quem quer se especializar na área,o Senac Campinas está com inscrições abertas até 1º março de 2021 para pós-graduação de Desenvolvimento de Games. O aluno vai aprender sobre programação e produção de games interativos 3D, inteligência artificial, simulação de física, jogos em rede, modelagem e animação, game cultura, game design e empreendedorismo. Para saber mais detalhes do curso e inscrição, acesse: www.sp.senac.br/posgraduacao.

Serviço:

Global Game Jam 2021

Data: de 27 a 31 de março de 2021

Inscrições:https://globalgamejam.org/2021/jam-sites/senac-campinas.

Senac Campinas

Endereço: Rua Sacramento, 490 – Centro – Campinas/SP

Informações: www.sp.senac.br/campinas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *