Fábrica da Organon em Campinas alcança o marco do “Aterro Zero”
Farmacêutica implementa projeto sustentável e deixa de enviar toneladas de resíduos para aterros sanitários
A fábrica da farmacêutica Organon, localizada em Campinas (distrito de Sousas), celebra um importante marco em seu compromisso pela sustentabilidade ambiental. A empresa atingiu, em agosto, a marca de zero resíduos enviados para aterros sanitários. Isso significa que a fábrica agora utiliza apenas fins ambientalmente e ecologicamente corretos e mais sustentáveis para a destinação de seus resíduos operacionais.
Para atingir esse objetivo, a Organon implementou o projeto “Aterro Zero”, que consistiu em mapear as fontes de resíduos que estavam sendo enviadas para aterros sanitários e encontrar soluções mais sustentáveis. As principais mudanças foram: enviar os resíduos orgânicos da cozinha para compostagem externa, transformando-os em adubo, e os dos banheiros foram encaminhados para co-processamento, método que consiste na queima do resíduo como combustível na produção do cimento.
Como resultado dessa iniciativa, a fábrica de Campinas deixará de enviar aproximadamente 6 toneladas de resíduos por ano para aterros sanitários. “Estamos muito orgulhosos em alcançar a nossa meta. Ao eliminar a destinação de resíduos para aterros sanitários, estamos reduzindo nosso impacto ambiental e contribuindo para um futuro mais sustentável”, afirma Leonardo Gonçalves, Gerente Senior de Segurança e Meio Ambiente na Organon Brasil.
O plano de sustentabilidade da empresa conta também com um projeto de recuperação vegetal da região. Somando os dois últimos plantios, a Organon plantou em seu terreno cerca de 900 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. Além disso, também há um projeto de instalação de painéis solares para geração de energia limpa, que suprirá quase 20% da necessidade total do local.
Sobre Organon
A Organon é uma empresa global de saúde com foco no desenvolvimento de medicamentos para mulheres. Seu propósito é contribuir para que as mulheres tenham mais saúde e bem-estar em todas as fases da vida. A companhia possui um portfólio de mais de 60 medicações em diversas áreas terapêuticas, como saúde reprodutiva, contracepção, doenças cardíacas e câncer de mama. Entre esses produtos, constam também biossimilares e medicamentos estabelecidos no mercado. Oriunda da farmacêutica MSD, a Organon tem atuação autônoma e cerca de 9 mil trabalhadores espalhados pelo planeta.
Para obter mais informações, visite www.organon.com/brazil e conecte-se conosco no LinkedIn.