Fenavindima 2024: contagem regressiva para a celebração histórica em Flores da Cunha

15º edição do evento celebrará o centenário do município

A 15ª Festa Nacional da Vindima será realizada de 22 de fevereiro a 10 de março de 2024, no Parque da Vindima Eloy Kunz, em Flores da Cunha (RS). O tema escolhido para essa edição é “O Centenário da Colheita”, em referência aos 100 anos de emancipação política do município. As soberanas da 15ª Festa Nacional da Vindima – Fenavindima, de Flores da Cunha (RS) são a rainha Paula Bebber e as princesas Bruna Marini e Caroline Foss Lovison.

Segundo a rainha, as expectativas são extremamente positivas, principalmente por conta do centenário da cidade. “Essa celebração soma muitas emoções e lembranças especiais do tanto que a cidade cresceu e de tudo que esses anos significam para a comunidade florense. Estamos lisonjeadas por participarmos desse momento, mostrando tudo que temos de especial e o que faz com que nosso município seja um lugar único”, emociona-se Paula.

O presidente da 15ª Fenavindima e vice-prefeito de Flores da Cunha, Marcio Rech, afirma que toda a comunidade se envolve com a realização da Fenavindima, desde empresas ao voluntariado. “Vamos proporcionar uma grande celebração. Pretendemos intensificar ainda mais o desenvolvimento econômico da cidade, que é muito forte, e onde observamos um crescimento significativo do turismo. A nossa Festa Nacional da Vindima é uma oportunidade para divulgar cada vez mais esse potencial turístico imenso que Flores possui e no qual vem sendo investido. Também, é momento de enaltecer nossa uva, nossos agricultores e nossa produção”, declara o presidente.

Expositores

Serão 57 espaços disponíveis no Parque da Vindima Eloy Kunz, espaço oficial da Festa, com oito deles voltados para negócios ligados à alimentação e lanches rápidos, 14 para agroindústrias, cinco para cervejarias artesanais e 21 para a multifeira, contando ainda com as nove casinhas fixas e instalação de brinquedos infláveis, entre outras atrações. 

Nessa edição, as vinícolas de Flores da Cunha terão um ambiente especial, que está sendo preparado para evidenciar os vinhos do município, maior produtor desses produtos no Brasil. Além do pavilhão, haverá uma estrutura temporária distribuída pelo parque, que será coberta, gerando comodidade para os expositores e bem-estar para o visitante.

De acordo com o presidente Marcio Rech, atividades como essa geram grande expansão socioeconômica, trazendo benefícios para todas as partes envolvidas. “O município pode encontrar na Fenavindima uma grande oportunidade de aquecer sua economia e se desenvolver, com os comerciantes tendo a possibilidade de realizar muitas vendas e de firmar um relacionamento com o mercado consumidor. É um momento único de fortalecer suas marcas e fazer bons negócios”, afirma.

Vídeo e cartaz: peças de divulgação

Realizado em dois dias de gravação, o vídeo oficial de divulgação da 15ª Fenavindima conta com um elenco composto por mais de 60 membros da comunidade e uma equipe de produção envolvendo 20 pessoas. Entre as locações utilizadas estão a Vinícola Família Bebber, a Vinícola Luiz Argenta, a Colônia Muraro, o Casarão dos Veronese e o Largo do Campanário da Igreja Matriz de Flores da Cunha. A Bicofino Oficina Criativa foi a agência responsável pela criação, direção e coordenação geral, tendo a cinegrafia e edição de imagens da Kosmo Audiovisual e a produção e direção artística por conta de Pepe Pessoa.

O vídeo é uma celebração da rica cultura local, representada por seus expoentes, como gastronomia, atmosfera vitivinícola, tradição, história, cultura e celebração, em harmonia com o tema dessa edição, O Centenário da Colheita. Já o cartaz, peça gráfica central da divulgação, promove a exaltação dos predicados que o evento oferece ao seus visitantes, como a celebração da uva, o vinho, a gastronomia e a cultura florense, tudo isso apresentado pelo trio real: a rainha Paula Bebber e as princesas Bruna Marini e Caroline Foss Lovison. O cartaz é uma extensão do filme publicitário, onde os atores que o ilustram também participaram das filmagens.

Shows da 15ª Fenavindima

As principais atrações nacionais serão o cantor Humberto Gessinger, fundador da banda gaúcha Engenheiros do Hawaii e a dupla Claus & Vanessa, que se apresentarão no sábado, dia 24 de fevereiro, e os sertanejos Israel & Rodolffo, com show no sábado, dia 9 de março. Durante os três finais de semana da Fenavindima, também serão realizados shows de artistas regionais, como Rainha Musical, Os Monarcas e Banda Corpo & Alma, entre outras atrações locais. A organização é da AM9 Produções Gestão de Eventos.

Os ingressos para os shows nacionais já estão à venda pelo site da AM9 Produções. O espaço dedicado às apresentações estará dividido em setores, que trarão diferentes experiências ao público. Estarão disponíveis as seções Front Open (espaço open bar); Mesas Bistrô Ouro e Prata (com lugar para até seis pessoas); Área Vip Premium e Arena. Esses ingressos também garantem acesso a todas as atrações da Fenavindima.

Confira a agenda de shows:

Dia 22/02 (quinta-feira): Rainha Musical 

Dia 24/02 (sábado): Show Nacional com Humberto Gessinger + Claus & Vanessa 

Dia 25/02 (domingo): César Oliveira & Rogério Melo + Os Monarcas 

Dia 03/03 (domingo): Banda Brilha Som + Corpo & Alma 

Dia 09/03 (sábado): Show Nacional com Israel & Rodolffo

Dia 10/03 (domingo): Grupo Rodeio

Desfiles alegóricos

Entre as principais atividades da 15ª Festa Nacional da Vindima está a celebração do tema “O Centenário da Colheita” por meio dos desfiles alegóricos. Utilizando como referência a chegada dos 100 anos de emancipação política do município, o corso alegórico contará com três datas para ser acompanhado pela comunidade. 

Retomando o trajeto original das primeiras edições da Fenavindima, ao percorrer a Avenida 25 de Julho até a Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, os desfiles serão no dia 25 de fevereiro, a partir das 15h, no sábado, dia 2 de março, às 19h30, e no domingo, dia 10 de março, às 10h. Em caso de chuva, novas datas serão informadas.

Dividido em três grandes blocos, sempre iniciará com a estrela da festa, a uva, sendo distribuída. Sua temática refletirá, primeiramente, os marcos históricos, como a chegada dos imigrantes italianos, e sua fé. Em seguida, as alegorias demonstrarão as conquistas de Flores de Cunha, alcançadas desde sua emancipação quando colônia de Caxias do Sul. Para encerrar, o desfile retrata a celebração das conquistas da melhor forma: sempre à mesa, com muita comida boa, música, dança, encontros e diversão. A última alegoria terá a presença da rainha Paula Bebber e das princesas Bruna Marini e Caroline Foss Lovison, acolhendo e agradecendo a toda comunidade e aos visitantes por fazerem parte desse momento histórico.

Visitantes podem explorar atividades paralelas no município

Até o dia 21 de março, no calendário do “É Tempo de Vindima”, ocorrem diversas atividades que oferecem ao turista a possibilidade de vivenciar de perto a cultura italiana, o cultivo da uva e o processo de fabricação de vinhos e espumantes.

Entre as atrações, destacam-se a visitação às vinícolas do município, passeios nos empreendimentos com enfoque no turismo rural, oficinas gratuitas voltadas à gastronomia, à cultura italiana e aos costumes da região.

Confira a programação do “É Tempo de Vindima” aqui.

Confira a programação da 15ª Fenavindima:

Quinta-feira, dia 22 de fevereiro: ENTRADA GRATUITA 

ARENA DE SHOWS 

15h: Reunião da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE) e Encontro das Cortes e Primeiras-Damas 

18h: Abertura Oficial 

  • Coro Municipal de Flores da Cunha 
  • Estúdio de Dança Tamara Sitta com seu “Corpo de Baile” 
  • Tenor Giovanni Marquezeli 

21h: Banda Rainha Musical 

PALCO INTERNO 

20h: Acústico JET 

MENAROSTO

20h: Jantar

Sexta-feira, dia 23 de fevereiro: ENTRADA GRATUITA 

ARENA DE SHOWS 

14h: Teatro Infantil Cia Espícula com a peça “CIRCOlando por aí” 

15h30: Sessão extra – Teatro Infantil Cia Espícula com a peça “CIRCOlando por aí” 

19h: Grupo Yangos 

21h: Banda Mágicoz 

PALCO INTERNO 

18h: Glayber Souza 

20h: Geração Amigos

MENAROSTO

20h: Jantar

Sábado, dia 24 de fevereiro 

ARENA DE SHOWS 

11h: Coral Vozes do Prado 

12h: Jornal do Almoço ao vivo (RBS TV) 

13h: Jogos Coloniais (Modalidades: pisa da uva até encher o garrafão, corrida de carriola, debulhar milho, corrida do saco e arremesso de queijo)

SHOW NACIONAL 

20h: Claus & Vanessa 

22h30: Humberto Gessinger 

PALCO INTERNO 

15h: Lucas Fermi 

16h: Lucas Barros 

18h: Júlia Manosso 

MENAROSTO

12h, 13h30 e 15h: Almoço

20h e 21h30: Jantar

Domingo, dia 25 de fevereiro 

ARENA DE SHOWS 

12h: Coro Canarinhos de Flores da Cunha 

13h30: Grupo de Dança Os Gaudérios 

15h30: Felipe Silva e Ricardo Fontana 

17h: César Oliveira & Rogério Melo 

18h30: Os Monarcas 

21h: Geração Amigos 

PALCO INTERNO 

13h: CTG Galpão Serrano 

15h: Maicon & Pontel 

18h: Velho de Guerra 

15h: DESFILE CÊNICO NA AV. 25 DE JULHO

MENAROSTO

11h, 12h30 e 14h: Almoço

Quarta-feira, dia 28 de fevereiro 

15h: Espetáculo teatral para melhor idade, com a peça “Radicci e Genoveva” 

Sexta-feira, dia 1 de março: ENTRADA GRATUITA 

ARENA DE SHOWS 

14h: Teatro infantil com o Grupo Ueba e a peça “Faísca D’Água” 

19h: Padre Ezequiel dal Pozzo 

21h: Banda Os Rebobinados 

PALCO INTERNO 

18h: Coral de Sospirolo 

20h: Lucas Barros 

20h: JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO DOS AGRICULTORES EXPOSITORES E PREMIAÇÃO DO CONCURSO DE UVAS DA 15ª FENAVINDIMA

MENAROSTO

20h: Jantar

Sábado, dia 2 de março 

ARENA DE SHOWS 

11h: CTG Galpão Serrano 

13h30: Grupo de Dança Stella D’Itália 

15h: Circus Magic Show com o espetáculo “Memórias” 

17h: Banda Santa Cecília 

19h: Banda Orgazzismos 

20h30: Felipe Corso e Banda 

PALCO INTERNO 

14h: Doca Ferreira 

16h: Ricardo Mabília 

18h: Frënetica 

19h30: DESFILE CÊNICO NA AV. 25 DE JULHO

MENAROSTO

12h, 13h30 e 15h: Almoço 

20h e 21h30: Jantar 

Domingo, dia 3 de março: Dia Municipal do Suco de Uva 

(Os primeiros 1 mil ingressos ganham um suco de uva integral Nova Aliança)

ARENA DE SHOWS 

11h: Jogos Coloniais (Modalidades: pisa da uva até encher o garrafão, corrida de carriola, debulhar milho, corrida do saco e arremesso de queijo)

12h: Coral Stella Alpina 

13h30: Estilo Campeiro 

16h: Banda Brilha Som 

18h30: Banda Corpo & Alma 

21h: Banda Artemis 

PALCO INTERNO 

15h: Glayber Souza 

18h: Júlia Manosso 

20h: Blue Vodoo 

MENAROSTO

11h, 12h30 e 14h: Almoço

Sexta-feira, dia 8 de março: ENTRADA GRATUITA 

ARENA DE SHOWS 

20h: Noite Gospel com Davi Silva e Família 

21h: Quarteto New Orleans 

PALCO INTERNO 

19h: Mateus Lemos 

MENAROSTO

20h: Jantar

Sábado, dia 9 de março 

ARENA DE SHOWS 

13h: Coral Nova Trento 

SHOW NACIONAL 

18h Show com DJ Lilo Lorandi + Intervalos

20h: Show de abertura com Vitor Henrique e Gabriel 

22h30: Israel & Rodolffo 

PALCO INTERNO 

14h: Tita e Rafa 

16h: Som Brasil 

17h: Coral Canto da Alegria

18h: Maicon & Pontel 

19h: Ricardo Mabília 

MENAROSTO

12h, 13h30 e 15h: Almoço 

20h e 21h30: Jantar 

Domingo, dia 10 de março 

ARENA DE SHOWS 

11h: Coral São Braz 

12h: Coral Anima D’Itália 

13h: Jogos Coloniais (Modalidades: pisa da uva até encher o garrafão, corrida de carriola, debulhar milho, corrida do saco e arremesso de queijo)

14h: Grupo de Dança Ana Terra, de São Francisco de Paula 

16h: Grupo Rodeio 

19h30: Banda Florentina 

21h: Os Roques 

PALCO INTERNO 

13h: Banda Santa Cecília 

15h: Cavatappi 

17h: Lucas Barros 

19h: Estúdio de Dança Tamara Sitta com seu “Corpo de Baile” 

10h: DESFILE CÊNICO NA AV. 25 DE JULHO

MENAROSTO

11h, 12h30 e 14h: Almoço 

A programação artística cultural e o desfile cênico musical da 15ª Festa Nacional da Vindima são financiados pela Lei de Incentivo a Cultura sendo seus patrocinadores: Empresas SIM, Fante, Sicredi, Dallemole, Keko Acessórios, Unimed Nordeste. Apoio: Consevitis, Cresol e Siccob, Planejamento Cultural: AM9 Produções e a Realização é do Círcolo Vicentini, Associação Fenavindima, Município de Flores da Cunha e Ministério da Cultura, Governo Federal Brasil União e Reconstrução.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *