Fórum que fomenta IG em São Paulo vai expor na Agrishow pela primeira vez

Maior exposição do agro no país será aberta ao público no dia 29, em Ribeirão Preto

Uva niagara rosada de Jundiahy é a IG mais recente de SP (Foto: Vivian Chies/Embrapa Territorial)

Pela primeira vez desde que foi formalizado, em abril de 2023, o Fórum de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas do Estado de São Paulo vai participar com um estande na Agrishow 2024, maior feira de agronegócios do país. O espaço foi cedido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA-SP), que também é membro do fórum.

O evento começa dia 29 de abril e termina em 3 de maio, em Ribeirão Preto. O Fórum é um colegiado que tem a missão de promover a Indicação Geográfica (IG) e as Marcas Coletivas (MC), visando estimular a diferenciação e valorização destes produtos com origem. As IGs são ativos de propriedade intelectual que vinculam determinado produto com característica própria reconhecida a um território e às pessoas que o produzem. O reconhecimento oficial é feito pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).

O coordenador do Fórum, Francisco José Mitidieri, disse que a participação em feiras para divulgação das IGs e MCs faz parte do planejamento estratégico. Mitidieri é auditor fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e atua no Estado de São Paulo.

Segundo ele, associações de produtores e fabricantes vão apresentar um exemplo de seus produtos no estande, que ficará no Pavilhão de Produtos Artesanais da SAA-SP. Além de amostras dos produtos com IG, os integrantes do fórum vão expor materiais institucionais e informativos e incentivar o público a procurar por esse selo de origem nas embalagens. Não haverá comercialização dos produtos.

Calçado infantil de Birigui, outra IG paulista (Foto: Francisco José Mitidieri/SFA-SP)

“Essa é a primeira ação em conjunto feita pelas sete IGs de São Paulo e uma potencial MC em fase de pedido de registro. Resultado do ambiente de articulação e cooperação entre as instituições e produtores de IG propiciado pelo Fórum, a experiência servirá como piloto para futuras participações em eventos de divulgação”, afirmou Mitidieri. As IGs já reconhecidas no Estado são os cafés da Alta Mogiana, da Região de Pinhal e da Região de Garça, a uva niagara rosada de Jundiahy, o calçado infantil de Birigui, o calçado de Franca e a cerâmica artística de Porto Ferreira.

Cerâmica de Porto Ferreira é uma das sete IGs reconhecidas no Estado (Foto: Ana Maio/SFA-SP)

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *