Fundação FEAC lança campanha “MOBILIZA Campinas pelo Rio Grande do Sul”

Atuando em conjunto com o Instituto Helda Gerdau, iniciativa tem a meta de arrecadar R$ 1 milhão, que será empregado em ações emergenciais e apoio às vítimas

A população de Campinas e região conta a partir desta segunda-feira, 20 de maio, com iniciativa que visa ajudar as pessoas atingidas pelas enchentes do Rio Grande do Sul de forma mais abrangente.  A Fundação FEAC, em parceria com o Instituto Helda Gerdau, associação sem fins lucrativos criada pela Família Gerdau Johannpeter, acionista controladora da Gerdau, lança a campanha “MOBILIZA Campinas pelo Rio Grande do Sul”, visando arrecadar recursos para atender às necessidades das vítimas das chuvas e auxiliar o retorno das famílias atingidas para um lar.

As doações poderão ser feitas em qualquer valor e o montante arrecadado será revertido integralmente para as principais necessidades da população gaúcha.

A ação foi estruturada em duas etapas: a emergencial, com início imediato, e a de reconstrução, que inclui recuperar moradias para quem perdeu sua casa. Todos os recursos arrecadados serão distribuídos de forma que ambas as etapas sejam atendidas.

Na etapa emergencial, a iniciativa conta com três parceiros fixos, que são o Banco de Alimentos, para a produção e distribuição de marmitas para pessoas impactadas e voluntários; o União VR, que oferece colchões e apoio com maquinário para movimentação das doações que chegam às cidades atingidas; e o Instituto Floresta Cultural, que atua, com barcos e jet ski, em resgates e apoio à mobilidade.

A segunda etapa, que se destina para reconstrução de moradias, será estruturada em parcerias com representantes locais e especialistas que serão firmadas ao longo dos próximos meses.

O diretor-geral da Fundação FEAC, José Roberto Dalben, explica que a campanha “MOBILIZA Campinas pelo Rio Grande do Sul” estará ativa inicialmente até o fim de julho e tem como meta arrecadar R$ 1 milhão, podendo ser prorrogada conforme necessidades identificadas durante este período. “A Fundação FEAC tem em sua missão atuar para reduzir as vulnerabilidades sociais e promover o bem-estar social. Acreditamos que nossa história e experiência de mais de seis décadas atuando localmente com seriedade e transparência nessas importantes causas, nos impulsiona e nos fortalece para convidar a sociedade de Campinas a levar ajuda a população gaúcha neste momento de grande dificuldade, afinal, as necessidades não acabarão quando as águas baixarem”,destaca.

Para Juliana Johannpeter, diretora do Instituto Helda Gerdau, estar nessa iniciativa em parceria com a Fundação FEAC potencializa ainda mais a capacidade de contribuição do Instituto e demonstra um olhar amplo e renovado para as articulações do terceiro setor em ações solidárias em situações de crise.

“Muitas pessoas e organizações gaúchas e de fora do Estado, que confiam no nosso trabalho se mostraram disponíveis em contribuir diante dessa tragédia climática e humanitária que o Rio Grande do Sul está passando. Receber o contato e apoio da FEAC para esta captação está sendo muito importante, não apenas para potencializar e somar recursos para campanha, mas também para fortalecer a colaboração no ecossistema social e no terceiro setor. Nosso muito obrigado à Fundação FEAC e, de antemão, a todos que se juntarem nessa causa tão urgente!”

Formas de participar

Pessoas físicas e jurídicas podem fazer doações, em qualquer valor, e quantas vezes quiser, utilizando a chave pix [email protected] ou o QR Code, que estará disponível nas peças de divulgação da campanha. Para eliminar o risco de fraude, não serão disponibilizados links para a transferência via pix. Para realizar as transações, é necessário ter conta bancária.

O montante arrecadado na campanha “MOBILIZA Campinas pelo Rio Grande do Sul” será revertido integralmente à população afetada pelas enchentes no estado. Dalbem esclarece que todo o recurso arrecadado será destinado exclusivamente ao Instituto Helda Gerdau, instituição do terceiro setor sediada em Porto Alegre, a qual distribuirá valores aos parceiros para a realização das ações, sempre prezando a transparência e prestando contas aos doadores. “Tanto a Fundação FEAC quanto o Instituto Helda Gerdau têm presença em suas comunidades, beneficiando milhares de pessoas ao longo dos anos.  A Fundação FEAC já impactou mais de 20 mil famílias na primeira edição do MOBILIZA Campinas durante a pandemia. E o Instituto Helda Gerdau tem ampla atuação no estado do Rio Grande do Sul, com alta capilaridade e capacidade de execução de ações a partir de sua rede de parceiros locais”, complementa.

Mas há outras formas de participar, além da doação em dinheiro. Tanto pessoas físicas como jurídicas podem se engajar na causa divulgando a campanha. A Fundação FEAC disponibilizará um kit para que as empresas possam divulgar a iniciativa entre seus colaboradores, inclusive, para aquelas que queiram se tornar apoiadoras institucionais da iniciativa. E pessoas físicas podem se tornar voluntários digitais, atuando como embaixadores da campanha, utilizando um kit de comunicação exclusivo para as redes sociais, onde poderão compartilhar informações sobre a campanha e convidar amigos a participar da ação. Para receber essas peças e ter mais informações, os interessados devem acessar o site da Fundação FEAC.

Transparência na destinação do dinheiro e nas ações

Doadores e pessoas interessadas em saber mais sobre a iniciativa e alocação dos recursos financeiros arrecadados poderão ver os detalhes da campanha no hotsite www.mobilizacampinasrs.org.br e também no site da Fundação FEAC (https://feac.org.br/) e nas redes sociais @fundacaofeac e @institutoheldagerdau/.

Ambas as organizações têm compromisso com a transparência de suas ações e prestarão contas dos recursos e ações realizadas na campanha em seus variados canais de comunicação.

Serviço:

Campanha MOBILIZA Campinas pelo Rio Grande do Sul

Quando: de 20 de maio a 31 de julho de 2024

Como: doações em dinheiro apenas por pix [email protected] ou pelo QR Code disponível em www.mobilizacampinasrs.org.br

Mais informações: https://feac.org.br/ ou pelo e-mail [email protected]

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *