Geofísico e youtuber Sérgio Sacani é o novo embaixador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

O geofísico e youtuber Sérgio Sacani agora é embaixador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP, Sacani está entre os maiores divulgadores científicos no Brasil.

Sérgio é dono do blog e canal Space Today (com 1 milhão e setecentos e cinquenta inscritos no Youtube) e apresentador do canal Ciência Sem Fim, associado aos Estúdios Flow.

Para celebrar a parceria, dos dias 4 a 7 de dezembro, Sérgio vai acompanhar, com as equipes dos canais Space Today e do Ciência Sem Fim, a participação dos estudantes selecionados para a Jornada de Foguetes, em Barra do Piraí (RJ). Sacani vai entrevistar alguns participantes e convidados especiais, além de transmitir ao vivo os lançamentos dos foguetes.

OBA e MOBFOG

A OBA é realizada anualmente, desde 1997. Em 2023, cerca de um milhão e quatrocentos mil estudantes dos ensinos fundamental e médio fizeram a prova. Ao todo, foram distribuídas 50.619 medalhas de ouro, prata e bronze.

A iniciativa também realiza a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que reuniu 288.984 estudantes de todos os estados brasileiros, este ano. Trata-se de uma olimpíada científica que busca ensinar astronáutica, astronomia, física e química de modo lúdico, com a construção de um foguete de garrafa pet ou tubo de PVC.

Os melhores colocados na MOBFOG do ensino médio são convidados para participar da Jornada de Foguetes, em Barra do Piraí (RJ). A programação conta com palestras e oficinas práticas sobre astronomia e ciências afins com astrônomos e especialistas, observação das constelações, apresentação de alunos e lançamento de foguetes numa pista de pouso.

O objetivo é mostrar que o estudo pode ser algo emocionante na vida dos jovens e que é possível aprender ciência de modo lúdico e divertido.  É uma iniciativa completa, que consegue reunir diversos aprendizados, como, por exemplo, liderança, inteligência emocional, trabalho em equipe, além de diversas áreas da ciência.

Para participar da OBA e da MOBFOG, basta a escola se inscrever pelo site: www.oba.org.br

Realização:

A OBA e a MOBFOG são realizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). Conta, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Deputada Federal Tabata Amaral, da Universidade Paulista (Unip), da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS), do Banco BTG Pactual, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Governo Federal.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *