Idosos de Hortolândia se divertem com os passinhos do flashback

Atividade compõe as ações programadas pelo CCMI Remanso em comemoração ao Mês da Atividade Física

“Exercícios físicos não mudam apenas o corpo, mas também a mente, as atitudes e o humor”. Foi com essa mensagem que idosos de Hortolândia participaram do aulão de flashback organizado pelo CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Remanso Campineiro em parceria com o Programa Viva Mais, ambos órgãos da Secretaria de Governo da Prefeitura de Hortolândia.

Ao som de clássicos do estilo flashback dos anos 1980, como Abba, Ritche e Roupa Nova, os idosos cadastrados no CCMI Remanso puderam aprender alguns elementos básicos do estilo de dança comumente conhecido como “passinho”. A atividade foi adaptada ao público da melhor idade, como explica a professora de flashback do Programa Viva Mais, Lucimara Cristina Rossini. 

“Como a atividade foi voltada ao público da terceira idade, buscamos apresentar passinhos mais fáceis de serem executados, usando mais o movimentos dos braços, para permitir que a maioria conseguisse participar. Por se tratar de um aulão, focamos mais na coreografia e não exploramos muito as técnicas dos passos. A adesão do público do CCMI foi muito grande, porque é um povo muito animado”, esclarece Lucimara.

Uma dessas idosas que demonstrou muita animação durante o aulão de flashback foi a moradora do Pq. Orestes Ôngaro, Maria Aparecida Pereira. “Eu achei ótima a atividade. Eu já conhecia alguns passinhos, não é um estilo totalmente novo pra mim. Tudo o que vier de dança aqui (no CCMI), nós dançamos”, afirma.

O aulão de flashback também foi uma boa atividade recreativa para os alunos menos familiarizados com o estilo, como é o caso da idosa Maria Moraes, de 71 anos. “Eu faço de tudo  um pouco aqui na Melhor Idade, desde ginástica até Lian Gong. Eu já dancei muito na vida, quando era solteira. Eu estou aprendendo passinho agora. Antigamente era acostumada a dançar forró”, revela a moradora do Remanso Campineiro.

A psicóloga e coordenadora do CCMI Remanso, Fernanda Fadiga, explica o propósito da ação. “Buscamos a parceria do programa Viva Mais para trazer um aulão de flashback, como forma de despertar outro olhar nos idosos. Essa atividade também tem relação com a temática dos exercícios físicos, já que no dia 06 de abril comemoramos o Dia Mundial da Atividade Física”, comenta.

Fernanda Fadiga considera também que a promoção de ações conjuntas promovidas pelos diversos departamentos da Prefeitura facilita o acesso dos idosos a vários serviços públicos.  “Outro benefício que percebemos durante a atividade foi a integração multigeracional, já que a ação reuniu pessoas de diferentes idades. Os alunos do programa Viva Mais se empenharam em ajudar nossos idosos a executarem as danças, demonstrando muito carinho e paciência. Esse tipo de parceria com outras secretarias e serviços ofertados pela Prefeitura tem feito a diferença”, declara Fernanda Fadiga. 

Neste mês, uma das ações intersetoriais promovidas pela Prefeitura de Hortolândia foi a vacinação contra a gripe de mais de cem idosos cadastrados no CCMI. A ação contou com o apoio da Secretaria de Saúde.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *