Itatiba ganha primeiro bairro planejado

Itatiba é considerada uma das melhores cidades do Estado de São Paulo para se viver, segundo pesquisa da Fundação Seade e do IFDM – Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal. Vem atraindo investimento investimentos imobiliários, como o Reserva Bellano, um loteamento misto, com um total de 464 lotes, com foco nos mais modernos padrões de tecnologia, inovação e sustentabilidade para mesclar conforto, natureza, segurança e lazer.  

A importância da qualidade de vida tem estimulado os projetos do setor da construção civil. Em uma nova realidade, as residências se transformaram também em escolas e escritórios para atender as necessidades atuais. A escolha por casas tem considerando o espaço e o conforto, e que privilegiem a segurança, tenham muitas opções de lazer e ofereçam a proximidade com a natureza, mas sem estar distante dos centros de consumo. Pensando nessas necessidades do mercado, A Fibra Experts, uma das empresas do Grupo Vicunha especializada no segmento imobiliário, decidiu investir no aproveitamento da área vizinha de uma antiga tecelagem localizada em Itatiba, município classificado “como uma das melhores cidades do Estado de São Paulo para se viver”, de acordo com pesquisas da Fundação Seade e do IFDM – Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal.

Conceituada no setor por empregar o conceito “project by project”, em que cada empreendimento recebe um tratamento exclusivo e personalizado, a Fibra Experts criou para Itatiba o Reserva Bellano, definida pela empresa como “um bairro planejado, onde as ruas, os parques e as praças serão a extensão das casas”. O loteamento misto conta com 464 lotes, os quais 349 residenciais e 115 mistos, mas todos com no mínimo 250 m². O lançamento do empreendimento está previsto para final de novembro ou início de dezembro. As obras começarão a partir de seis meses do lançamento.

“Pense em um lugar que reúne tudo que você imagina para viver com mais qualidade de vida. O bairro foi planejado com esse foco em todos os detalhes: oferece ruas tranquilas, que favorecem o pedestre a aproveitar todos os momentos ao ar livre, é permeado de muito verde, tem muitas opções de lazer onde os vizinhos podem se encontrar e, as crianças têm espaço para brincar. O sistema de segurança conta com câmeras integradas e central de monitoramento instalada na sede da associação de moradores, que ocupará um dos lotes mistos. Sem esquecer que o bairro está distante apenas dois quilômetros do Centro de Itatiba, permitindo o rápido acesso, em poucos minutos, mesmo caminhando, aos serviços e comércios da cidade”, resume Stefan Riess, gerente executivo de Urbanismo na Fibra Experts. Planejar e construir um bairro planejado não é novidade para a Fibra Experts. No portfólio da empresa já constam outros projetos afins, como o Reserva Manacá, em Amparo; o Reserva das Papoulas, em São Roque, e o Jardim Bonança, em Bragança Paulista.

Bairro planejado

O nome, Bellano, é uma homenagem às raízes italianas fortemente presentes em Itatiba. O bairro será implantado em uma área total de 321 mil m². As ruas são calmas, planas e arborizadas, típicas de uma cidade do interior. Algumas delas, sem saída, são um convite para as crianças andarem de bicicleta e para a convivência entre vizinhos. Apesar de distante apenas 2 km do centro de Itatiba, o bairro contará com um boulevard – o primeiro da cidade -, com calçadas largas, própria para passeios nos fins de tarde e para o lanche nas mesas da área reservada para foodtrucks. A iluminação deste Boulevard será ornamental com cabeamento subterrâneo.

O sistema de segurança, com monitoramento de câmeras, terá sua central instalada na sede da Associação de Moradores, que também abrigará a administração, almoxarifado, sala de reuniões e até uma biblioteca. A Associação ficará na praça central onde “tudo vai acontecer”, considerando que as áreas comuns e de lazer foram projetadas para oferecer atividades e equipamentos urbanos diversificados, tanto aos moradores quanto para a própria cidade, criando a integração social e urbana de forma harmônica.

Entre os equipamentos estão o dog park, com obstáculos e todo cercado, para os pets; a área de ginástica com equipamentos para alongamento e exercícios; parque infantil com morrotes emborrachados para as crianças brincarem e uma espécie de arena para a exibição de filmes ao ar livre. Bancos e lixeiras estarão disponíveis em diversos pontos, e 10 mil árvores serão plantadas para dar ainda mais vida – e sombra – ao bairro. “O ponto alto – literalmente – do Reserva Bellano terá um mirante com vista privilegiada de Itatiba”, comenta Stefan Riess.

Sobre a Itatiba

Situada a 80 km de São Paulo, na Serra da Jurema, Itatiba é considerada uma das melhores cidades do Estado em infraestrutura e qualidade de vida. A diversificação das atividades econômicas permite que o município não sofra com problemas sazonais e de grande oscilação econômica. Itatiba figura também como uma das melhores cidades do Estado de São Paulo para se viver, segundo pesquisa encomendada pela Assembleia Legislativa à Fundação Seade. E segundo o IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal), similar ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Organização das Nações Unidas (ONU), a cidade é a terceira melhor do Brasil para se viver.

Sua economia é movimentada principalmente pela indústria, com polo em amplo crescimento e expansão. A cidade atrai empresas multinacionais devido à localização estratégica, próxima à capital e à grandes regiões de desenvolvimento, como a Região Metropolitana de Campinas e a Região Administrativa de Jundiaí. Outro segmento econômico de destaque é o setor moveleiro, internacionalmente reconhecido pela qualidade e diferencial de seus móveis, além dos setores têxtil, metalúrgico, químico e de tecnologia de ponta.

Fibra Experts

Especializada no setor imobiliário e com foco nos segmentos corporativo, residencial e de urbanismo, a Fibra Experts está desde 2004 presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará. A companhia emprega o conceito “project by project”, em que cada empreendimento recebe um tratamento exclusivo e personalizado, e apresenta em seu portfólio projetos que lançam tendência de mercado. Cada empreendimento da Fibra Experts é projetado para oferecer os mais modernos padrões de tecnologia, inovação e sustentabilidade, sempre em localizações nobres das cidades. O resultado são empreendimentos de alto valor agregado e crescente potencial de valorização.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *