Livoltek anuncia primeira fábrica nacional de inversores fotovoltaicos no Brasil, com investimentos de R$ 70 milhões

Empresa vai produzir em Manaus (AM) toda a linha monofásica e os trifásicos até 25kW, tanto os tradicionais (380v) quanto a linha low-voltage (220v), e todos os modelos das string box. Anúncio será feito durante a Intersolar South America 2023, que acontece em São Paulo, entre os dias 29 e 31 de agosto.

A Livoltek, fabricante de inversores fotovoltaicos on-grid, off-grid e híbridos, com comunicação IoT e plataformas em nuvem para monitoramento e que pertence do Grupo Hexing Brasil, anuncia a construção da primeira fábrica nacional de inversores fotovoltaicos no Brasil. O anúncio será feito durante a participação da empresa na Intersolar South America 2023, que acontece em São Paulo, entre os dias 29 e 31 de agosto.
 
Com investimentos de R$ 70 milhões, a fábrica, prevista para ser inaugurada em Manaus (AM) ainda este ano, será o centro da produção de uma variedade de produtos da Livoltek, que incluirá inversores monofásicos e trifásicos, cobrindo até 25 kW.
 
Esta gama abrangerá tanto os modelos tradicionais (380v) quanto os de baixa tensão (220v), oferecendo flexibilidade e eficiência em soluções de energia solar. Além disso, a fábrica produzirá uma variedade completa de string boxes, reforçando ainda mais a abrangência da oferta da Livoltek.
 
A planta tem uma área fabril de 18 mil metros quadrados e foi inicialmente projetada para produzir até 1,8 gigawatt (GW) em inversores fotovoltaicos ao ano, além de carregadores veiculares e string boxes, essa capacidade está sujeita a expansão. Conforme aumento de demanda pelas soluções da Livoltek, a capacidade produtiva pode ser escalada para até 4 GW, refletindo o compromisso contínuo da empresa em promover a adoção sustentável da energia solar.
 
“A Livoltek reconhece que a fabricação local tem o potencial de minimizar a pegada de carbono global e a oportunidade de aproveitar uma fábrica quase pronta para acelerar o início das operações. O transporte intercontinental de componentes é consideravelmente mais eficiente em termos de espaço em comparação ao transporte de produtos acabados. Além disso, a matriz energética brasileira apresenta um volume consideravelmente menor de emissões em comparação com as unidades chinesa e europeia”, afirma Rui Cheng, CEO da Livoltek Power Brasil.
 
Isso significa que os inversores fotovoltaicos fabricados no Brasil têm uma pegada de carbono substancialmente menor em comparação com produtos fabricados em outras partes do mundo. Embora os números precisos da pegada de carbono ainda estejam em fase de obtenção, a Livoltek está empenhada em fornecer dados definitivos que evidenciem as vantagens inegáveis das soluções “Made-In-Brasil” da empresa.
 
“Queremos também contribuir significativamente para a redução das emissões de dióxido de carbono (CO²) e aumentar a conscientização sobre a proteção da Amazônia, visando mitigar os efeitos das mudanças climáticas”, ressalta Cheng.
 
O maquinário da fábrica já está a caminho e a previsão é que ele chegue ao Brasil em meados de setembro. Com base na instalação das linhas de produção e nos testes necessários, a Livoltek tem como meta disponibilizar os primeiros equipamentos a partir de dezembro de 2023. A inauguração oficial da fábrica também está programada para ocorrer no mesmo período, marcando um marco significativo para a empresa e a indústria de energia solar no Brasil.
 
Na ocasião da Intersolar nesta semana, a empresa também vai divulgar novas parcerias de distribuição, incluindo parceiros como Techlux, L8 Energy, Acqua Solar, Acroni, A Dias Solar, Eletroforça, Techsolar e Sol+, além de apresentar e promover a integração entre os distribuidores, direcionando os visitantes do estante para estreitarem relacionamento com eles.
 
“Vamos promover a ação “Carimbou, ganhou”, que convida todos os visitantes do estande da Livoltek a conhecerem também nossos distribuidores parceiros, seja presencialmente na feira ou on-line. O visitante deverá solicitar o carimbo em seu cupom e, ao completá-lo, poderá trocá-lo por prêmios no estande da Livoltek, entre mochilas, kit escritório, kit ferramenta, garrafas d’água, e também concorrerão a um inversor 3kW a ser sorteado no último dia da feira, quinta-feira, dia 31/08, às 17h”, comenta Alessandra Adam, gerente de Marketing.
 
Sobre a Livoltek
 
A Livoltek está comprometida em fornecer energia solar de alta qualidade para seus clientes globais, cobrindo usos residenciais, comerciais, industriais, agrícolas e concessionárias de energia e saneamento. O portfólio da empresa abrange inversores fotovoltaicos on-grid, off-grid e híbridos, com comunicação IoT e plataformas em nuvem para monitoramento remoto.
 
O maior diferencial da Livoltek é o tamanho de sua estrutura no Brasil, por meio das outras empresas do Grupo Hexing, que conta com mais de 1400 colaboradores no país, com escritórios em diversas cidades, além da fábrica da Eletra Energy, que já completou 10 anos em Itaitinga-CE, região metropolitana de Fortaleza.
 
A missão da empresa é ser a primeira escolha de soluções de armazenamento de energia para clientes de energia solar em todo o mundo. Seus produtos utilizam componentes de alta qualidade, com 80% deles provenientes de fornecedores internacionais conhecidos da Alemanha, Japão e Estados Unidos, entre outros.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *