Livro compila registros sobre o mercado, a regulação e a tecnologia do Setor de Telecomunicações

Juarez Quadros do Nascimento, o ex-ministro das Comunicações e ex-presidente da Anatel, atual presidente do Conselho Curador da FITec – Fundação para Inovações Tecnológicas, publica o livro “Artigos, Análises e Tutoriais de Telecomunicações 2”. O lançamento oficial será no dia 23 de abril, às 17h30, no evento Conexão Brasil África, em Brasília.

Com a finalidade de compartilhar ainda mais o seu conhecimento sobre o setor das Telecomunicações, o que já vem fazendo ao longo dos anos por meio da publicação de artigos e análises em jornais de grande circulação, o ex-ministro das Comunicações, ex-presidente da Anatel e atual presidente do Conselho Curador da FITec – Fundação para Inovações Tecnológicas – Juarez Quadros do Nascimento lança o segundo volume de seu livro “Artigos, Análises e Tutoriais de Telecomunicações 2”, pela Pontes Editores. O lançamento oficial será no dia 23 de abril, às 17h30, em Brasília, durante o evento Conexão Brasil África, do qual Juarez Quadros também participará como moderador do Painel 6: “A Lei de Informática e a parceria com universidades e institutos de pesquisas para o desenvolvimento de soluções para o mercado de telecomunicações”. O painel discutirá como a legislação brasileira tem incentivado a colaboração entre empresas, universidades e institutos de pesquisa para promover a inovação no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). No evento, o autor irá autografar os livros e haverá distribuição gratuita de exemplares.

Alguns artigos foram demandados de acordo com acontecimentos políticos, tecnológicos e regulatórios, uma vez que o engenheiro, por sua grande experiência, sempre foi uma importante fonte de informações setoriais, seja para análises solicitadas pelos veículos de comunicação de circulação nacional, seja para a elaboração de conteúdos técnicos sob encomenda de clientes, de operadoras das indústrias e até de escritórios de advocacia. O dom e a necessidade de se comunicar, o que pouca gente sabe, surgiram na adolescência, no Pará, onde Juarez atuou, do segundo ano do Científico até o segundo ano da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Pará, como jornalista da Folha do Norte, até tornar-se professor de Matemática, Física e Desenho até a graduação. Uma vez engenheiro, trabalhou em empresas telefônicas, alçando aos cargos de chefia, gerência e presidência.

Sobre o livro

O primeiro volume de “Artigos, Análises e Tutoriais de Telecomunicações” traz textos escritos entre dezembro de 1991 e fevereiro de 2014, numerando as publicações de 1 a 56. O segundo volume, lançado agora, é uma sequência do anterior e traz o mesmo título, mas com a consequencial 2: “Artigos, Análises e Tutoriais de Telecomunicações 2”. Este novo trabalho reúne textos produzidos de junho de 2015 a janeiro de 2024, divulgados em jornais, revistas, livros e sites, sendo as publicações numeradas de 57 a 117. “Neste novo livro, compartilho registros para a posteridade sobre o mercado, a regulação e a tecnologia na forma de uma coletânea, uma fonte histórica, e não somente a transcrição de textos produzidos e divulgados em diferentes veículos”, explica Juarez Quadros do Nascimento.

Noites de autógrafos

Além do lançamento oficial do livro no dia 23 de abril no evento internacional Conexão Brasil África, Juarez Quadros fará um pré-lançamento da publicação em Belém, sua terra natal, no dia 16 de abril, na Academia Paraense de Letras. No dia 9 de maio, o livro também será apresentado em solenidade no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), na capital paulista, e no dia 10 de maio, na Livraria Pontes, em Campinas.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *