Mapeamento de Agentes Culturais com Deficiência na RMC de Campinas 

Atualmente na Região Metropolitana de Campinas está sendo realizado um Mapeamento de Agentes Culturais com Deficiência até o início de novembro de 2023. A Câmara Temática da Pessoa com Deficiência com a pesquisadora Paula Monterrey está  realizando o primeiro mapeamento de agentes culturais com deficiência da região de Campinas. 

O objetivo é se aproximar de quem faz e se interessa por cultura para darmos continuidade às ações e discussões sobre cultura, inclusão e acessibilidade. Para além de reivindicar o direito de acesso já previsto pela Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) à espaços culturais (entre outros), o mapeamento será a oportunidade de mostrar que existem pessoas com deficiência na região fazendo e pensando cultura.

O mapeamento é voltado para pessoas autodeclaradas (que se reconhecem) pessoas com deficiência, que vivem nas cidades da Região Metropolitana de Campinas sendo agentes culturais e acima de 18 anos. A pesquisa define que o agente cultural é aquela pessoa que produz cultura e incentiva sua comunidade. Pode ser artista, professor, influenciador digital, técnico da cultura como comunicador, iluminador ou produtor cultural, pode participar de grupos de cultura tradicional ou de cultura geek, pode ser artesão, entre outras tantas dedicações. Não importa se faz de forma profissional, como lazer ou para organização comunitária.

Mapeando a Diversidade Cultural Local

A pesquisa, que busca atualizar os debates a respeito dos direitos culturais das pessoas com deficiência e acessibilidade cultural a partir do cenário cultural local, está promovendo um mapeamento virtual de agentes culturais com deficiência em Campinas. A iniciativa de levantamento de dados acontece entre 08 de Setembro a 08 de Novembro de 2023. O formulário que reunirá as informações das pessoas participantes ficará disponível nas redes sociais da Câmara Temática PcD (@camara_pcd/) e no link: https://linktr.ee/nadiversidade. Com um foco nas mais diversas áreas culturais e também voltado para pessoas que se reconheçam como público engajado da cultura.

Rodas de Conversa Virtuais para Discussão e Reflexão

Como parte deste projeto, cinco rodas de conversas em formato virtual estão sendo realizadas e abertas para pessoas interessadas em se aprofundar na discussão. Os próximos encontros acontecerão na segunda-feira 23 de Outubro das 18h30 às 20h30 e no Sábado 04 de Novembro das 15h às 17h em plataforma de webconferência. As atividades virtuais contam com apoio do Ateliê TRANSmoras para sua realização. 

A pesquisa se configura como projeto de finalização de Especialização em Gestão Cultural de Paula Monterrey e é realizado junto à Câmara Temática da Pessoa com Deficiência de Campinas. A Câmara Temática PcD, também conhecida como Câmara Temática Inclusão na Diversidade, é um espaço auto-organizado da sociedade civil e faz parte da Câmara Setorial de Cidadania Cultural, da Frente da Cultura de Campinas, sendo seu objetivo promover ações e discussões relacionadas à cultura, inclusão e acessibilidade.

Este projeto foi contemplado e patrocinado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas – FICC 2022, pertencente à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Campinas. O FICC tem como finalidade fomentar a produção artística local. A divulgação do projeto será realizada no instagram @camra_pcd.

A finalização do projeto será realizada na Estação Cultura, no dia 11 de dezembro,  às 19:30 horas, localizado na Praça Mal. Floriano Peixoto. 

Para mais informações e inscrições, siga-nos no Instagram @camara_pcd, Facebook camarapcd ou entre em contato através do e-mail [email protected]

Crédito da fotografia: Maíra Massei.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *