Mercado de energia solar aquecido amplia vagas de emprego para técnico em eletrotécnica
Segmento deve gerar 300 mil vagas de trabalho; em Sumaré, escola Grau Técnico oferece curso para quem quer investir na carreira
O mercado de energia solar está cada vez mais aquecido no Brasil e quem está à procura de emprego tem grandes chances de conseguir uma vaga no setor. Segundo as projeções da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), mais de 300 mil novos empregos devem ser abertos este ano, no país. E um dos profissionais em alta neste cenário é o técnico em eletrotécnica.
Instalar, operar e manter elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica e fotovoltaica, além de elaborar e desenvolver projetos de instalações elétricas e de infraestrutura para sistemas de telecomunicações em edificações, são algumas das funções desempenhadas pelo técnico em eletrotécnica.
Para quem está interessado na carreira, a unidade do Grau Técnico Sumaré oferece o curso técnico em Eletrotécnica. O curso tem duração de 26 meses, com carga horária de 1.200 horas. A média salarial do técnico em eletrotécnica passa de R$ 2.000,00, podendo chegar a R$ 3.500,00. É importante ressaltar que o técnico ainda pode ganhar o adicional de periculosidade, recebendo o valor correspondente a até 30% do seu salário bruto, o qual corresponde ao risco que esses profissionais são expostos durante a prestação de serviço para a empresa.
Adriana Guerra, coordenadora geral do Grau Técnico Sumaré, explica que durante o curso os alunos também aprendem sobre as atribuições gerais da profissão. “No dia a dia, também é dever do técnico em Eletrotécnica realizar estudos e diagnósticos acerca da rede elétrica do local de trabalho e usar seu conhecimento para que a empresa siga as regras e normas de segurança exigidas pelos órgãos responsáveis, como, por exemplo, a Agência Nacional de Energia Elétrica”, exemplifica.
Além do mercado de geração e distribuição de energia, o profissional também pode trabalhar em indústrias metalúrgicas, telecomunicações e até mesmo no ramo da construção civil.
Para facilitar o ingresso dos alunos no mercado de trabalho, o Grau Técnico Sumaré conta uma Agência de Emprego própria que aproxima os estudantes das empresas. A agência tem parcerias com empresas de diversos segmentos. Os estudantes interessados nas vagas precisam cadastrar o currículo na Agência de Emprego e a escola faz a ponte com as empresas parceiras. A agência também oferece orientações práticas para ajudar os alunos no processo de recrutamento.