Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional: inscrições vão até dia 6 de outubro

Oportunidade semipresencial e gratuita é destinada a professores de matemática na educação básica das redes pública ou privada, assim como graduados de qualquer área; USP oferece 20 vagas no polo da iniciativa em Ribeirão Preto

Estão abertas, até o dia 6 de outubro, as inscrições para o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat). Direcionado especialmente a professores de matemática da educação básica, principalmente profissionais de escolas públicas e privadas que desejam se aprimorar, o programa de pós-graduação é semipresencial e gratuito.

Coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a iniciativa é oferecida por uma rede de instituições de ensino superior e disponibilizará 1,8 mil vagas por todo o Brasil em 2024. Em um dos polos do Programa, no campus da USP em Ribeirão Preto serão oferecidas 20 vagas.

O processo seletivo é realizado via Exame Nacional de Acesso (ENA), conforme especificado no edital do Profmat, consistindo em 30 questões no formato de múltipla escolha, e ocorrerá em 21 de outubro, das 14 às 17 horas, de forma presencial. Para participar, é preciso se inscrever até dia 6 de outubro no site https://ena.profmat-sbm.org.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 82. O edital completo, com todos os detalhes, está disponível neste link: https://profmat-sbm.org.br/ingresso-2024.

Cenário – Segundo pesquisa da Organização da Cooperação e Desenvolvimento (OCDE), o  Brasil investe 6% do seu PIB em educação. Só que a maior parte dos recursos, mostra o estudo, é destinada ao ensino superior. É por essa, dentre tantas outras razões, que o país ocupa posições intermediárias no ranking do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). Em Matemática, por exemplo, estamos atrás de 65 nações.

Diante de tais números, segundo a SBM, é nítido que o Brasil investe elevadas quantias em inclusão de alunos nas escolas, de facilitação no acesso, mas peca em oferecer um ensino de qualidade, especialmente na rede pública de ensino. Para alterar essa realidade e capacitar mais os professores existe o Profmat.

O objetivo é estimular o aprimoramento da formação profissional dos docentes, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para a sua profissão. Para validar tamanha importância, o Profmat é recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e validado pelo MEC com nota máxima (5) para programas profissionais. 

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC – Com informações da Assessoria de Comunicação da SBM

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *