No mês do autismo, ACESA Capuava inicia atendimento remoto

Para minimizar os impactos causados pela pandemia do coronavírus, a ACESA Capuava iniciou em abril o atendimento remoto às pessoas com deficiência que atende, com apoio de suas famílias, e que estão em confinamento doméstico e com locomoção restrita. Coincidentemente, esse método alternativo de atendimento está sendo uma inovação implantada no mês de abril, considerado o Mês do Autismo. “Nossa equipe técnica elaborou um planejamento individual para esse formato temporário de atendimento, que tem como objetivo a continuidade, tanto quanto possível, das terapias e atividades culturais no recinto do lar dos seus usuários, para minimizar os efeitos da ausência de atendimento, conforme orientação dos Conselhos Regionais do time técnico”, conta Fernanda Teixeira, presidente da entidade.

O material técnico – apresentado e orientado pelos terapeutas na forma de teleatendimento e telemonitoramento – são de propriedade intelectual da ACESA Capuava, é de natureza individual; ou seja, documentos, imagens e vídeos dizem respeito única e exclusivamente ao atendimento do usuário da família que o recebe. “Importante esse cuidado individual, pois reflete nossa metodologia de trabalho. Foram construídas mais de 30 variações de kits de atendimento, para que as atividades propostas sejam relevante para o cuidado e evolução de cada pessoa que a ACESA Capuava atende”, explica, revelando o grau de dificuldade e preocupação no sentido de implementar um atendimento remoto absolutamente personalizado e valioso.

Foto 1.jpg

Exercícios posturais e de adequação de gestos para cadeirantes

Os familiares têm um horário reservado para conversar com os profissionais e acompanhar e tirar dúvidas sobre as atividades propostas, durante o atendimento remoto. Os terapeutas, que entram em contato pelo vídeo do WhatsApp, compartilham novas atividades para a semana que iniciam e fazem uma avaliação dos avanços das atividades que foram realizadas através dos vídeos e fotos que os familiares gravam. Toda a proposta e resultados são discutidos durante a semana através de reuniões online entre a equipe. “Assim vamos nos adaptando a esse novo momento e não deixamos de atender nossos autistas e, também, pessoas com deficiências múltiplas e intelectual e alunos com surdez”.

Nesta semana, começará o compartilhamento de algumas atividades e materiais gerais através das páginas da ACESA no Instagram e Facebook para que outras pessoas da comunidade possam ser beneficiadas com essa informação. O primeiro conteúdo será disponibilizado amanhã, quinta-feira, após a live no Instagram da entidade, às 16h, em que o time técnico explanará sobre “A Atuação Multiprofissional da ACESA”.

Foto 2.jpg

Atividade de concentração e foco, dentro da cabana, fazendo esculturas com prendedor de roupas

Desde a sua fundação, em 2002, a ACESA Capuava oferece um atendimento especializado e gratuito, com um time formado por colaboradores de diversas áreas da saúde, tais como fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistente sociais, médicos, entre outros. “Um grupo unido pela a missão de prestar serviço de amor incondicional e cidadania, acreditando no ser humano, em suas infinitas possibilidades e em sua capacidade de transformar e transcender toda e qualquer condição de vida”, finaliza Fernanda Teixeira.

Sobre a ACESA CAPUAVA

A ACESA CAPUAVA é uma entidade filantrópica de Valinhos-SP que atende pessoas com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, deficiência múltipla e surdez. Fundada em 2002, atua junto à comunidade carente de toda Região Metropolitana de Campinas e é formada por um grupo de profissionais que se uniu com a missão de prestar um serviço de amor incondicional e de cidadania. Todos seus colaboradores acreditam no ser humano, em suas infinitas possibilidades e em sua capacidade de transformar e transcender toda e qualquer condição de vida. Para mais informações, visite www.acesacapuava.com.br, nossa loja virtual www.acesacapuavastore.org.br e página no facebook www.facebook.com/ACESACapuava.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *