Novo Paço Municipal de Hortolândia terá jardim sensorial

O objetivo do prefeito Zezé Gomes é proporcionar sensação de bem estar,  estimulando  o olfato e harmonia  com a  natureza

O novo Paço Municipal de Hortolândia superou a marca de 80% das obras concluídas e, nesta segunda-feira (22/01), o prefeito Zezé Gomes realizou uma vistoria no canteiro de obras do futuro Centro Administrativo da Prefeitura. Na ocasião, o chefe do executivo anunciou a implantação de um jardim sensorial no terraço do novo prédio, bem ao lado do Gabinete. Além de embelezar o ambiente e proporcionar sensação de bem-estar, o jardim também pode atuar na promoção da inclusão de pessoas com deficiência por meio do contato com a natureza e pelo estímulo dos sentidos que as plantas proporcionam.

“O jardim sensorial terá por objetivo proporcionar sensação de bem-estar,  estimulando o olfato e a harmonia com a natureza. A proposta é utilizar mudas de espécies medicinais que exalam aromas, como alecrim, arruda, hortelã, manjericão, erva cidreira, dentre outras. Também serão plantadas mudas de espécies ornamentais para embelezar o local”, explicou Zezé Gomes.

Para auxiliar na implantação do jardim sensorial, a secretária municipal do Meio Ambiente, Eliane Nascimento, esteve ao lado do prefeito acompanhando a vistoria e aproveitando para conhecer o espaço. Na área do terraço foram construídas floreiras que contornam o parapeito. “É um espaço maravilhoso onde será possível criar um jardim incrível. Vamos planejar e verificar quais as plantas mais indicadas para que possamos formar um belo jardim, à altura do novo Paço Municipal”, destacou Eliane.

A implantação do jardim sensorial foi idealizada com base em uma proposta sustentável. O novo Paço Municipal contará com sistema de reaproveitamento das águas da chuva e com usina solar que abastecerá 100% do prédio. 

OBRAS

A obra do novo Paço Municipal de Hortolândia superou a marca de 80% das obras concluídas. De acordo com informações da Secretaria de Obras, agora as ações estão mais intensificadas no acabamento das estruturas internas, principalmente fiações, quadros elétricos, além da impermeabilização, instalação de dutos de ar, piso, revestimento e instalações hidráulicas. No ano passado, foi finalizada a instalação de esquadrias de alumínio, vidros e janelas na fachada, tanto para o lado do Corredor Metropolitano, quanto para o lado da avenida Sabina Baptista de Camargo. 

Segundo a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, parte da usina fotovoltaica implantada no prédio em dezembro do ano passado segue em operação. A usina produzirá energia suficiente para abastecer 100% do novo paço. A produção excedente será transmitida à rede elétrica da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) para compensações futuras. A usina proporcionará redução da conta de energia, gerando economia para o município. A construção da usina é realizada com recursos da CIP (Contribuição de Iluminação Pública). Além da usina localizada no novo Paço Municipal, o município contará com outras 20 unidades de geração de energia solar. Somadas, elas garantirão uma economia superior a R$ 4 milhões/ano.

O imóvel terá aproximadamente 10 mil metros quadrados de área construída e, no espaço remanescente, haverá jardins e estacionamento. O projeto prevê ainda que o prédio tenha cisternas para armazenamento de águas da chuva, que serão utilizadas tanto na manutenção dos jardins quanto na limpeza do próprio espaço.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *