Oficina de Bordado é uma das atividades oferecidas pelo CRAS da Prefeitura de Nova Odessa

Por Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP

Com a retomada gradativa das atividades presenciais, o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da Diretoria de Promoção Social da Prefeitura de Nova Odessa volta a oferecer oficinas gratuitas às mulheres assistidas pelo órgão. Uma das atividades ofertadas é o Curso de Bordado, com a artesã voluntária Nair Pegoraro. A oficina acontece toda quinta-feira, das 13h30 às 15h30, e já conta com a participação de 15 mulheres de várias faixas etárias.

Em cada aula, o grupo aprende uma “arte” diferente do bordado. Na última quinta-feira (10/02), por exemplo, cujo tema foi o “fuxico”, que utiliza uma técnica artesanal de reaproveitamento de retalhos. O fuxico oferece uma gama de opções criativas, como almofadas, caminho de mesa, customização de roupas, enfeites para casa, tapetes e até abajur e colchas. No curso da quinta, as mulheres escolheram a produção de bonecos-palhaços.

“A Nair é artesã voluntária desde setembro do ano passado. Ela ensina às alunas essa técnica em que reaproveitam os retalhos dos tecidos para criar lindas peças. E cada aula é um aprendizado para as nossas meninas do curso de bordado”, explicou a coordenadora do CRAS, Roseli Morais.

São várias as oficinas oferecidas gratuitamente pelo CRAS, que está retomando os projetos gradativamente, por causa da pandemia do coronavírus. Entre as atividades do órgão, estão o SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) e as aulas de artesanatos.

“A pandemia fez com que aumentasse a demanda dos serviços de Assistência Social, e uma das ações principais para atender aos cidadãos é o SCFV do CRAS. Com a volta das atividades presenciais, o órgão oferece atendimentos gerais, desde os casos de situação de vulnerabilidade social, como os projetos que visam garantir novos aprendizados por meio dos cursos de artesanato, que também funcionam como mecanismos de terapia em períodos como esses”, explicou a diretora de Promoção Social, Priscila Peterlevitz.

O CRAS

O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) é a unidade responsável pela oferta de serviços de proteção básica do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) nas áreas de vulnerabilidade e risco social. É a principal porta de entrada para os serviços do SUAS, possibilitando o acesso a um grande número de famílias e de proteção social de assistência social.

Suas atividades visam prevenir o risco social e promover a inclusão das famílias e dos cidadãos nas políticas públicas, no mercado de trabalho e na vida em comunidade. O Centro fornece também cursos de aperfeiçoamento para indivíduos em situação de vulnerabilidade, além de reuniões de trabalho psicossocial.

A Assistência Social de Nova Odessa se divide em três equipes de atendimentos: a Diretoria de Gestão Social, que administra todo o sistema (sejam os cadastros de bolsa família, de cestas básicas, fraldas geriátricas e demais auxílios), o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social, que atende pessoas que vivenciam situações de violações de direitos ou de violências físicas e psicológicas), e o CRAS (já explicado anteriormente).

O CRAS de Nova Odessa está localizado na Rua das Perobas, nº 114, no Jardim das Palmeiras. Para mais informações, ou para se inscrever no atendimento, basta ligar para o telefone (19) 3476-3005.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *