Páscoa_sugestão: Flores e plantas substituirão presença física no almoço de Páscoa

Com o isolamento social, as tradicionais reuniões familiares não podem ser realizadas. Assim, a sugestão dos produtores de Holambra é que as pessoas se façam representar por flores ou por plantas ornamentais nas comemorações, como a Páscoa, que acontece no próximo domingo. Elas podem comprar as flores em supermercados, varejões, garden centers ou floriculturas que estejam abertas e, no caminho de volta, deixar na porta da residência de seus familiares ou amigos, ou, ainda, solicitar a entregar em domicílio por meio das floriculturas online.

A criatividade precisa ser estimulada em tempos de isolamento social. Com o confinamento imposto para conter a disseminação do coronavírus, estar longe dos parentes e amigos é muito difícil, ainda mais em datas e ocasiões especiais. Para se fazer presente no tradicional almoço de Páscoa, a Cooperativa Veiling de Holambra, que reúne mais de 400 produtores de flores e plantas ornamentais, apresenta uma ideia que, certamente, deixará os familiares e amigos felizes.

“Escolha uma flor ou planta ornamental que você ou a pessoa a ser presenteada mais goste. Quem sair para as compras necessárias para esta semana pode adquiri-las nos supermercados ou nos varejões próximos às suas residências, ou nas floriculturas e garden centers que estejam funcionando. No caminho de volta para casa, os vasos ou maços ou buquês podem ser deixados na porta da residência dos familiares ou de amigos, com um cartãozinho lembrando que aquela flor ou planta deve ser colocada próxima à mesa no almoço de Páscoa. Assim, a pessoa que a está ofertando, mesmo distante, estará “presente” naquele momento tão importante”, sugere Thamara D’Angieri, gerente de Marketing e Comunicação da Cooperativa Veiling Holambra.

Outra opção é escolher as flores e plantas pela internet nas floriculturas online e solicitar a entregar em domicílio nas residências dos pais, avôs, tios, filhos, sobrinhos, irmãos, amigos, ou com quem se costumava compartilhar a companhia nas comemorações da Páscoa. A proposta é levar muita alegria para quem estará recebendo a flor ou a planta e proporcionar a sensação de prazer no coração de quem a estará ofertando. Para eternizar o momento, uma sugestão é fotografar e filmar as flores ou plantas próximas à mesa do almoço e disponibilizá-las nas redes sociais com frases divertidas ou emotivas: “A Maria foi representada por essas gérberas no nosso almoço de Páscoa”; “José, você ficou lindo como um vaso de kalanchoes brancos”, “A família Silva almoçou conosco por meio deste buquê de rosas”, “Antônio, colocamos você no aparador para que não comesse muito”. É possível criar centenas de frases carinhosas, amorosas e, por que não, divertidas, como geralmente são essas reuniões festivas?”, lembra Thamara.

Brincadeiras à parte, a proposta deve ser encarada como um momento de união, de reforçar os laços de família e de amizade. E, como toda comemoração sempre tem flores, elas podem e devem também ser usadas na decoração, deixando a casa mais alegre e festiva. A mescla de variedades diferentes de orquídeas, como phalaenopsis e oncidium pode ser uma opção de decoração para o almoço de Páscoa, assim como o uso de botões de rosas e hastes de alstroemérias em bowls, em vez de vasos, e até musgos espalhados entre as louças. As flores e plantas nas cores laranja e amarela são, geralmente, muito procuradas para a decoração e para presentes nesta época da Páscoa. De acordo com o Feng Shui, a cor laranja possui uma grande quantidade de energia e remete à alegria, a empolgação, a espontaneidade e ao sucesso, assim como o amarelo representa os raios de sol, o calor e a amizade. A cor branca é sempre indispensável, por representar a harmonia, a paz e o renascimento. Afinal, a data remete à ressurreição de Cristo. 

Mensagens

As mensagens a serem entregues com as flores também podem variar, de acordo com o grau de relacionamento e de intimidade que a pessoa tenha com quem vai recebê-las. Os textos podem ser mais formais, como: “Que essas flores possam me representar no nosso almoço de Páscoa”; “Que eu esteja junto a vocês, representada (o) por essa (nome da flor ou da planta)”; “O meu amor por vocês está plantado com essas flores”, “Sintam o meu amor e o meu perfume nessas flores”. As mensagens também podem ser mais descontraídas: “Eu não faltaria a esse almoço de Páscoa”; “Eu não pude vir, mas mandei essas flores para me representarem”; “Nesse momento, essas flores são a minha família, aqui, com vocês”; “Olhe para essas flores e pense em mim”; “Não se esqueça do meu lugar à mesa do almoço”; “Vim para ficar na sua casa por semanas e não apenas para o almoço de Páscoa. Cuide bem de mim”.

Retomada

Para garantir o abastecimento do mercado floricultor nacional, a Cooperativa Veiling Holambra está utilizando sua plataforma online para a negociação e para as vendas, preservando de forma segura todos os trabalhadores, clientes e cooperados envolvidos  em suas atividades. As vendas vêm sendo recuperadas aos poucos. Essa semana, considerando as vendas da Páscoa, embora muito aquém dos índices de anos anteriores, a expectativa é de melhora, com o mercado se restabelecendo gradativamente. “Acreditamos muito que este período, tão difícil para todos, será superado em breve. É inimaginável um mundo sem flores e plantas, pois elas são o alimento para a alma e, neste momento, precisamos estar bem nutridos, tanto fisicamente quanto espiritualmente”, enfatiza Thamara.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *