Poupança cognitiva: muito melhor que guardar dinheiro!

Viviana Palou (*)

O tema envelhecimento tornou-se atual e ao mesmo tempo controverso nos últimos tempos.

Hoje em dia o perfil da curva de crescimento global da população mundial está mudando em função do aumento da estimativa de vida do individuo a qual supera os 75 anos de vida.

Então eu pergunto: Como você está planejando a sua velhice para que ela ocorra cognitivamente o mais saudável possível?

Embora possa parecer uma situação muito remota para alguns, para outros é uma vivencia real de fato, e, em ambos os casos, hoje em dia dispomos do conhecimento de diferentes áreas que através de profissionais especializados nos permitem avaliar, aprimorar e manter da melhor maneira possível, as habilidades cognitivas ou neuro habilidades pouco desenvolvidas, desenvolvidas ou não.

Varias áreas como a Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia e a Reabilitação Neuropsicológica são grandes parceiras para este empreendimento pessoal, e o trabalho consiste em realizar atividades de todo tipo que permitam que nosso cérebro esqueça o mínimo do que já sabe, melhore o que pouco sabe ou aprenda aquilo que não sabe. e para isso é necessário que realize o que chamamos de treino cognitivo, bom falando mais claramente levamos nosso cérebro à academia para se aprimorar, e ele consegue se o estimulamos da maneira correta !!! ou seja o cérebro em qualquer idade, tem condições de aprender através da formação de novas conexões cerebrais   isto é chamado de plasticidade cerebral!!!, claro, quanto mais demoramos mais difícil será aprender ou seja mais difícil será formar estas conexões.

A plasticidade cerebral pode ser comparada como uma Poupança só que não de dinheiro e sim de cognição, de neurohabilidades, ou seja, uma poupança cognitiva que retardará a perda gradual de algumas funções cerebrais esperadas na senescência.

Sabemos que o declínio de nossas funções cognitivas é um processo lento, porém existem estudos que comprovam que começa por volta dos 45 anos onde o indivíduo terá a medida que envelhece maior dificuldade em aprender, por isso e tão importante a estimulação ou o tal “TREINO COGNITIVO” do que falamos anteriormente.

Outros fatores físicos podem estar relacionados como:

  • Problemas vasculares;
  • Falta de exercícios físicos;
  • Traumas físicos;
  • Alterações orgânicas.

Por tanto a preparação para um envelhecimento saudável começa cedo.

 Cito aqui algumas atividades que ajudam a retardar o processo, vamos lá?

  • Faça Avaliação e acompanhamento Psicopedagógico ou Neuropsicopedagógico;
  • Faça Reabilitação Neuropsicológica;
  • Realize atividades físicas dentro das suas limitações e com as devidas orientações;
  • Aprenda sempre algo novo!!!
  • Faça atividades prazerosas: palavras cruzadas, caça palavras, labirintos, jogo dos sete erros, sudoko e muito mais.
  • Participe de Jogos de tabuleiro: damas, jogo da velha, jogo de memória, dominó, xadrez e outros que são possíveis de achar em lojas de brinquedos educativos.

Portanto a velhice saudável é possível desde que comecemos cedo, então vamos lá, pensemos em todas as possibilidades porque às vezes, o que se acha difícil está mais perto do que pensamos, para começar numa banca de jornal, numa roda de amigos ou criando   hábitos saudáveis, porque acima de tudo e como moeda de troca você terá um envelhecimento saudável, com maior autonomia e funcionalidade, pense nisso, seu cérebro agradece.

(*) Viviana Palou – Bióloga, psicopedagoga, neuropsicopedagoga, especialista em Reabilitação Neuropsicológica. Autora do livro “Soft Skills Teens” (Literare Books International). Instagram: @palouviviana

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *