Prefeitura de Campinas e Pontos de Cultura Promovem evento sobre Cultura e Transformação Social em Campinas

A cidade de Campinas é reconhecida como o berço dos Pontos de Cultura e do Programa Cultura Viva, sendo uma referência internacional em políticas públicas de cultura. Essas políticas são voltadas para o reconhecimento e apoio às atividades e processos culturais já desenvolvidos, estimulando a participação social, a colaboração e a gestão compartilhada de políticas públicas no campo da cultura e cidadania.

Campinas inova mais uma vez ao promover a Pré-Conferência Municipal de Cultura com a temática Cultura Viva, integrada a um Sarau que contará com a participação de diversos artistas ligados aos Pontos de Cultura da cidade. O evento está agendado para o dia 23 de setembro, a partir das 17 horas, na Casa de Cultura Aquarela, localizada na Chácara Campos Elíseos.

A cidade foi pioneira ao aprovar, em 2015, a Lei Cultura Viva Municipal, fundamentada na Lei Cultura Viva Nacional, aprovada em 2014 pelo Congresso Nacional. Em 2020, Campinas deu um passo adiante na construção de marcos legais para as políticas públicas de cultura ao aprovar o Sistema Municipal de Cultura, tornando a Política Municipal Cultura Viva um compromisso para os próximos 8 anos, com etapas de curto, médio e longo prazo.

O objetivo central deste encontro é estabelecer um acordo colaborativo entre a sociedade civil e a administração municipal de Campinas. Esse acordo visa a regulamentação da Lei Cultura Viva municipal e a alocação dos recursos orçamentários necessários para sua efetiva implementação a partir do início de 2024. 

Os participantes unirão forças, trabalhando em estreita colaboração com a Secretaria de Cultura e a Câmara dos Vereadores, com o propósito de garantir investimentos orçamentários e a devida regulamentação da Lei Municipal 15.089/11 de 2015, que estabelece a política municipal dos Pontos de Cultura de Campinas.

Isso proporcionará oportunidades para a geração de renda, autonomia, protagonismo e empoderamento nas comunidades locais, reconhecendo e valorizando as diferentes expressões culturais em todas as regiões de Campinas.

Além da Pré-Conferência Municipal, será realizado o Sarau Cultura Viva, que contará com a participação de diversos artistas confirmados, incluindo Dudu Ferraz, Andréia Preta, Suzana e Carlos, Carlos Kiss e Priscila Coscarella, Tom Riscarolli, Leandro Serizo e Deusa Nagô, além de um palco aberto para apresentações dos participantes. Para obter mais informações sobre o evento, consulte o Instagram @culturavivacampinas.

O evento é uma co-realização da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Casa de Cultura Aquarela, Ponto de Cultura Areté, Ponto de Cultura Quintal Garatuja e Conselho Municipal de Políticas Culturais de Campinas.

Serviço:

  • Casa de Cultura Aquarela
  • Data: 23/09
  • Local: R. Antônio Carlos Neves, 338 – Chácaras Campos Elíseos, Campinas – SP
  • Horário: 17h
  • Evento gratuito

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *