Prefeitura de Nova Odessa agenda para março mais cirurgias do ‘Mutirão de Cataratas’ da Saúde Municipal

Serão feitos os procedimentos no 1º olho do segundo grupo, bem como o 2º olho dos pacientes da 1ª etapa

Por Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP

A Prefeitura de Nova Odessa, por meio da Secretaria de Saúde, realiza na segunda quinzena de março mais 300 cirurgias no segundo grupo de pacientes atendidos pelo “Mutirão de Cataratas” atualmente em andamento. As novas cirurgias são parte da segunda etapa de procedimentos nos moradores apontados como “aptos” nas avaliações pré-cirúrgicas feitas no início de janeiro.

Serão feitos os procedimentos no “1º olho” desse segundo grupo, bem como no “2º olho” dos pacientes da primeira etapa (que passaram por cirurgia em janeiro) e que apresentam problemas nas duas vistas. Para a terceira etapa, serão agendados para avaliação, nos próximos dias, outros cerca de 240 pacientes. Estão previstas no mutirão, conforme o contrato, um total de 600 cirurgias (ou 600 “vistas”).

O prefeito de Nova Odessa Cláudio José Schooder, o Leitinho, que acompanhou o início das cirurgias de catarata na manhã do último dia 08/01 no Ambulatório de Especialidades, lembrou que a finalidade do “mutirão” é atender a demanda reprimida na cidade desde 2018. Na ocasião, foram feitas as primeiras 112 “vistas”.

“Para mim, enquanto prefeito, é motivo de muita alegria poder proporcionar essas cirurgias às pessoas. Tive a oportunidade de conversar com alguns pacientes e é gratificante ver a felicidade deles, porque muitos esperavam há muito tempo para fazer essa cirurgia, e poder enxergar bem é uma benção de Deus”, comentou o chefe do Executivo novaodessense na ocasião.

A Secretaria de Saúde informa que o índice de faltas às consultas de avaliação segue ainda alto. “Pedimos a gentileza aos pacientes impossibilitados de irem aos agendamentos que comuniquem em tempo hábil, para permitir que as equipes ofertem a vaga para outro paciente”, reforçou o secretário de Saúde, Silvio Corsini.

A coordenadora do Ambulatório de Especialidades, Jaqueline Serrano, solicitou que as pessoas atualizem seus telefones junto ao setor de Cadastro, pois a equipe está encontrando dificuldade para contatar alguns pacientes. Mais informações pelo WhatsApp da Central de Regulação da Rede Municipal de Saúde: (19) 99752-6023.

ETAPAS

O “Mutirão de Cataratas” teve início no final de novembro, quando foram atendidos 135 pacientes na primeira etapa. Desse total, 112 passaram pelo procedimento no dia 08 de janeiro. Oito pacientes faltaram. Também em janeiro, passou por avaliações pré-cirúrgicas o segundo grupo, de 240 pacientes, cujos “aptos” farão as cirurgias em março. Ou seja, serão feitos os procedimentos no 1º olho desse grupo (recém avaliado), bem como o 2º olho dos pacientes da primeira etapa (que passaram por cirurgia em janeiro).

Ao todo, a atual gestão está investindo R$ 418.200,00 na ação. O recurso é fruto de uma emenda destinada para a Saúde Municipal no ano passado pelo deputado federal Rui Falcão. A empresa responsável pelos serviços é a Bosco Clínica Médica Ltda, que ofereceu o menor preço – ou R$ 698,00 por vista.

“Reforçamos que os pacientes devem ficar atentos aos telefones informados em seus cadastros junto à Secretaria. Quem aguarda um exame e mudou de telefone deve procurar imediatamente a Unidade Básica de Saúde onde é referenciado ou o Setor de Cadastros da Secretaria – a central do Cartão Mais Saúde, no antigo CTVP, atrás do Hospital e Maternidade Municipal”, completou a secretária-adjunta Sheila Moraes.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *