Projeto “Diferente é o Espelho” chega a Santana de Parnaíba para ensinar importância da inclusão para crianças

Ações consistem na produção e circulação de apresentações gratuitas de peça teatral infantil
Santana de Parnaíba recebe, de 3 a 6 de junho, a realização do projeto “Diferente é o Espelho”, que consiste na produção e circulação de apresentações gratuitas da peça teatral infantil com tema de diversidade e inclusão.
A peça, com uma linguagem apropriada para crianças de 5 a 10 anos, tem o objetivo de divertir e ensinar os pequenos sobre as diferenças, a importância da inclusão e como lidar com o bullying.
O espetáculo busca contribuir para a formação cultural e humanística das crianças com uma linguagem acessível, garantindo o acesso à cultura por meio de transporte gratuito disponibilizado para o público.
De acordo com a pesquisa nacional do Instituto DataSenado, aproximadamente 6,7 milhões de estudantes foram vítimas de bullying no ambiente escolar nos últimos 12 meses. Os dados revelam a gravidade do problema, que pode causar impactos emocionais, psicológicos e no desempenho acadêmico das crianças e adolescentes. A conscientização e o combate ao bullying são fundamentais para promover um ambiente escolar mais seguro, acolhedor e respeitoso para todos.
Harald patrocina projeto com foco em diversidade e inclusão
Referência no mercado de chocolates para confeitaria, a Harald acredita que a transformação social também passa pelo acesso à cultura. Por meio das leis de incentivo, a empresa patrocina o projeto “Diferente é o Espelho” como forma de contribuir para a formação de valores nas novas gerações, levando mensagens de empatia, respeito às diferenças e inclusão a centenas de crianças.
“Acreditamos que o incentivo à cultura é uma das formas mais efetivas de promover transformação social. Ao apoiar o projeto ‘Diferente é o Espelho’, reafirmamos nosso compromisso com uma sociedade mais inclusiva, consciente e respeitosa com as diferenças. Utilizar as leis de incentivo para viabilizar iniciativas como esta reforça nosso papel como empresa cidadã, contribuindo ativamente para a formação de crianças mais empáticas e preparadas para viver em um mundo plural”, afirma Carla Mota, Diretora de Gente e Gestão da Harald.
Sinopse da peça
Firmino, Juju, Deoclécio e Lena são amigos inseparáveis, conhecidos como o “quarteto da zoeira”. Quando descobrem um concurso de vídeos em uma rede social, empolgam-se com a ideia, mas acabam transformando as sugestões de cada um em motivo de piada.
O auge ocorre quando Firmino sugere uma dança e é ridicularizado por seu peso. Conforme a brincadeira se torna bullying, ele se entristece, e os amigos percebem que exageraram. Buscando uma forma de se desculpar, entendem que todos possuem características únicas e que a verdadeira beleza está na diversidade. Afinal, para enxergar as diferenças, basta olhar no espelho.
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, apresenta o projeto “Diferente é o Espelho”, com patrocínio da empresa Harald, apoio da Komedi e Altia e produção da Incentivar.
Conheça a Harald: Líder em chocolate e cobertura para o mercado de confeitaria, a Harald é uma das principais marcas de chocolates para transformação e referência para o mercado especializado, food service e cash & carry. No seu portfólio, a Harald conta com as marcas Unique, Melken, Inovare, TOP e Confeiteiro. Fundada em 1982, a empresa faz parte desde 2015 do grupo Fuji Oil, gigante japonesa de atuação global.
Sobre o PROAC: O ProAC ICMS é a modalidade do programa de fomento paulista que funciona por meio de patrocínios incentivados e renúncia fiscal. Para ter acesso aos recursos disponíveis, os artistas, grupos ou produtores devem submeter seus projetos à análise de uma comissão especializada, que avalia requisitos como relevância artística e adequação da proposta orçamentária.
Com o projeto aprovado, o proponente pode solicitar patrocínio a empresas sediadas em São Paulo. Estas, por sua vez, recebem descontos no imposto devido, como forma de estímulo ao patrocínio. Qualquer empresa pode ser patrocinadora via ProAC ICMS, bastando ser contribuinte deste imposto e estar em dia com suas obrigações fiscais.
A fim de garantir uma ampla distribuição dos recursos disponíveis, a legislação do ProAC ICMS estabelece limites máximos de captação para cada tipo de projeto, além de limitar também a quantidade de projetos por proponente. Para as empresas há, ainda, um limite máximo de valor a ser patrocinado, que varia percentualmente segundo o volume de impostos a recolher.
Serviço:
“Diferente é o Espelho” em Santana de Parnaíba/SP
03 a 06 de junho
Arena de Eventos