Recursos da Nota Fiscal Paulista estimulam crescimento de circo social

A Lona das Artes, de Campinas (SP), ampliou em 70% o número de crianças atendidas

*Todas as fotos foram produzidas antes da pandemia.

O circo social Lona das Artes, localizado em Campinas, estado de São Paulo, alcançou um expressivo crescimento em 2021, graças ao programa Nota Fiscal Paulista (NFP). Há um ano recebendo os recursos, a entidade investiu o capital em sua infraestrutura e ampliou o número de crianças atendidas de 40 para 68, o que representa um incremento de 70% no número de educandos matriculados.

O recurso via NFP também possibilitou que a Lona das Artes contratasse novos educadores e realizasse diversas melhorias nas instalações onde as atividades são praticadas, como a construção de muros e a instalação de pisos. Desta forma, além de ampliar o número de matrículas, a entidade aumentou a oferta de atividades, passando de dois para três dias na semana, somando a carga horária de nove horas.

Um dos fundadores da Lona das Artes, Rodrigo Cachanco, comemora o crescimento e a sobrevivência da entidade. “Nesse período tão desafiador da pandemia, conseguimos manter nossa equipe, honrando todos os compromissos e auxiliar as famílias dos educandos. Com a retomada das atividades, aumentamos o número de participantes e contratamos mais educadores”, destaca Cachanco. Com a NFP, ele enfatiza que o consumidor pode ajudar a Lona das Artes, sem colocar a mão no bolso.

Como doar via NFP?

A NFP integra o programa de estímulo à cidadania fiscal do estado de São Paulo para incentivar os consumidores a exigirem o documento fiscal na hora da compra de um produto ou serviço. O recurso gera créditos proporcionais aos valores das aquisições e permite aos consumidores a participação em sorteios exclusivos de até R$ 1 milhão todo mês. O sistema está consolidado há mais de 10 anos e possui em torno de 19 milhões de participantes cadastrados.

No caso das Organizações Não Governamentais (ONGs), como a Lona das Artes, esse benefício é recebido por meio de doações. Para contribuir, as pessoas fazem o cadastro no site da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Governo de São Paulo e cedem os créditos para um projeto social. A cada NFP concedida, é possível gerar até 10 UFESP´s, o que representa cerca de R$ 290,90 doados para a instituição. Quem doa os créditos para as entidades continua concorrendo aos sorteios mensais.  

Aos interessados em ajudar a Lona das Artes com os recursos da Nota Fiscal Paulista, basta seguir o roteiro abaixo:

1º passo: acesse o site www.nfp.fazenda.sp.gov.br.

2º passo: realize o cadastro como consumidor, usando os dados pessoais. Caso já seja cadastrado, faça o login.

3º passo: no menu, localizado no lado esquerdo da tela, selecione os itens ‘Entidades’ e ‘Doação Automática com CPF’.


4º passo: selecione a Lona das Artes, ao digitar o CNPJ (08.621.689.0001/83), na categoria ‘Entidades de Cultura’.

Sobre a Lona das Artes

A Lona das Artes é um espaço de arte, cultura e educação para centenas de jovens em situação de vulnerabilidade econômica. Com a missão de educar e transformar a realidade social de crianças e adolescentes, por meio da arte, a companhia deseja se tornar referência nacional em projetos de educação.

Atualmente, a Lona das Artes integra a Rede Circo do Mundo Brasil e está entre as dez melhores do país. Além da Casa da Bailarina, a instituição possui entre os seus principais projetos: o Circo Social, o Programa de Inclusão Econômica de Jovens (PIEJ), a Profissionalização Artística, dentre outros.

Em 2019, o Instituto Doar classificou a entidade entre as 10 melhores ONG’s do país e, em 2020, concedeu ao Projeto Lona das Artes o selo Doar, que incentiva, legitima e destaca o profissionalismo e a transparência nas organizações não-governamentais brasileiras (ONG), na forma de um atestado independente de sua adequação aos Padrões de Gestão, Transparência e Doação (PGTD). 

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *