Rede Vitória Hotéis implanta três robôs garçons em restaurantes de Campinas, Indaiatuba e Paulínia

vitoria-robos

Compartilhe!

Shares

Rede hoteleira do Interior de São Paulo investe em robótica para auxiliar garçons humanos no atendimento, entrega e retiradas de pratos, além de entreter clientes de todas as idades

Com uma proposta de auxiliar as equipes de atendimento ao cliente em tarefas repetitivas e, consequentemente, agilizar processos, a Rede Vitória Hotéis, no Interior de São Paulo, acaba de instalar três robôs garçons nas operações dos restaurantes do grupo nas cidades de Campinas, Indaiatuba e Paulínia. Os clientes que chegarem às três casas vão se deparar com as máquinas, que além de ajudar nos trabalhos de entrega de pedidos e na retirada dos pratos, também dão boas-vindas e interagem com as pessoas de todas as idades. Os robôs são uma alternativa para ampliar a agilidade dos processos e, ao mesmo tempo, oferecer uma experiência diferente aos clientes.

Nesta primeira etapa do projeto de incorporação dos robôs em suas operações, a Rede Vitória Hotéis priorizou a área de food servisse, através dos restaurantes Kindai (no hotel Vitória Concept Campinas), Vick Pizza & Cozinha, no Vitória Hotel Convention Indaiatuba e Vitorino, dentro do Vitória Convention Paulínia. O atendimento aos clientes continuará sendo efetuado pelos garçons humanos. Os robôs vão auxiliar na entrega dos pedidos, retirada e entrega dos pratos, talheres e outros produtos. Com esse auxílio, a equipe ganha mais tempo para o atendimento e oferecer a melhor experiência aos clientes.

Rodrigo Porto, Diretor de Alimento e Bebidas (A&B) da Rede Vitória Hotéis, diz que a chegada na tecnologia aos restaurantes já é uma realidade no mundo e começa a chegar com força no mercado brasileiro. “Não se trata de substituir nossos funcionários”, afirma. “Muito pelo contrário, a robótica vem para auxiliar em tarefas mais repetitivas no dia a dia da operação, trazendo agilidade e rapidez no atendimento, tirando tarefas burocráticas que tomam tempo dos garçons”, explica.  

Além dos trabalhos como o transporte dos pedidos até as mesas, o recolhimento de pratos, talheres e outros itens utilizados pelos clientes para encaminhamento à cozinha, os robôs também podem participar das comemorações de aniversário, “cantando parabéns” para os clientes.

A implantação aconteceu de forma integrada ao projeto de abertura da casa, no final do ano passado. Como o modelo definitivo ainda não estava disponível, a Kratos Robotics, representada na região pela Energy Serviços em sua unidade de negócio Energy Bot, precisou realizar uma nova importação. Para que o estabelecimento pudesse iniciar suas atividades já com a solução, foi disponibilizado temporariamente um equipamento semelhante, que permaneceu em operação até a chegada do robô definitivo.

Luís Henrique Machado, CEO da Energy Group, a divisão Energy Bot, voltada para o segmento de robótica, conta que esse mercado está engatinhando no Brasil, com grandes perspectivas de expansão. A Energy Bot, uma vertical do Grupo, foi criada e mantém uma parceria com a Kratos Robotics para atuar na região de Campinas e parte do interior. “Temos em nosso portfólio equipamentos para diversos segmentos, como indústrias, hotelaria, restaurantes, padarias, comércio e indústria”, conta.

“Em pouco mais de um mês, esse mercado regional de Campinas já dá sinais de grande demanda”, diz ele, “A Rede Vitória Hotéis é a primeira do segmento de hotelaria a implantar a robótica na área de restaurantes no interior paulista e no segmento gastronômico. J´pa temos outros projetos implantados, mas em padarias”, acrescenta Marcus Vinicius Machado, sócio-diretor de Operações da Energy Group.

“A tecnologia não substitui o talento humano. Ela atua como elemento complementar e potencializador. Nosso objetivo é utilizar a robótica para aumentar a eficiência das empresas, melhorar a experiência dos clientes e permitir que as pessoas concentrem seu trabalho naquilo que exige interação, criatividade, atenção e relacionamento”, afirma Machado

Compartilhe!

Shares

What do you feel about this?