Rei de Angola vem ao Brasil fortalecer laços culturais Brasil-África

Rei dos Ovimbundos, maior grupo étnico de Angola, começa viagem inédita dia 20 de Outubro em São Paulo. Sua Majestade Rei Tchongolola Tchongonga Ekuikui VI também passará por Rio de Janeiro, Bahia e Santa Catarina

O Centro Cultural Casa de Angola São Paulo promove, em outubro de 2023, uma visita inédita histórica, a vinda ao Brasil do Rei do maior grupo étnico de Angola, Sua Majestade Rei Tchongolola Tchongonga
Ekuikui VI. Essa é a primeira vez que o rei dos Ovimbundos visita o Brasil. O Rei participará de eventos
culturais, terá encontros com o movimento negro e com organizações da sociedade civil para discutir projetos para defender a valorização da cultura africana no Brasil.

O Rei também lançará o livro biográfico dos Umbundu, visitará comunidades quilombolas, líderes de religiões de matrizes africanos e fará palestras sobre modernidade e tradição oral dos povos de Angola e da cultura Bantu.

O Rei Sua Majestade virá com uma comitiva de três Sobas, autoridades tradicionais de Angola, para
reencontrar irmãos ancestrais, filhos de Angola, do continente africano e promover a reconexão ancestral.
Vale lembrar que 60% dos escravizados que vieram no Brasil, saíram de Angola, os Bantus desempenham um papel significativo na formação cultural brasileira e na identidade nacional, seja pelo legado linguístico, pela cultura popular, nas artes e na culinária, nas origem de ritmos e expressões musicais como o samba, a capoeira, o maracatu, a congada, o jongo e outras expressões no dialeto portgues brasileiro.

O objetivo é fortalecer laços e relações culturais tradicionais Brasil-África e contribuir com estudos de
cultura africana, a partir dos ritmos, ritmos e da cultura angolana, de várias formas, presente na sociedade
brasileira.

Mini Biografia de Sua Majestade Rei Tchogolola Tchongonga Ekuikui VI:

Sua majestade Rei Tchongolola Tchongonga Ekuikui VI é o 37º soberano do reino do Bailundo (Região Central, origem dos Ovimbundu), Rei dos Ovimbundu, sul de Angola. Aos 39 anos, pertence à linhagem de Ekuikui, sendo o primeiro neto legítimo marterlinear do falecido Rei Augusto Katchitiopololo (rei Ekuikui IV). Formado em Direito Costumeiro, em línguas na República da Namíbia, fala quatro idiomas, uma delas é o idioma Umbundu, língua oficial do Reino do Mbailundo, tem fluência na língua francesa, portuguesa e inglesa.

Reino do Bailundo

O Reino do Bailundo surgiu em meados de 1700 e foi um estado nacional africano, dos povos Ovimbundu, era dotado de poderes políticos e económicos. O Reino encontra-se localizado no Planalto Central de Angola, e abrange as províncias do Huambo, Benguela, Kwanza Sul, Bié e uma parte da Huíla.

Quando surgiu o Reino do Bailundo? No princípio o nome era Halavala, deu-se este nome devido a sua
localização geográfica que estava próximo de um monte. Posteriormente mudou-se o nome para “Mbalundo” devido ao uso de jóias, bijuterias que o povo tinha o costume de usar, estes acessórios chamavam-se Ombalundo. O Reino comporta um palácio real, 35 residências para os membros da corte e jangos que servem para julgamentos tradicionais que ajudam a resolver os problemas sociais que ocorrem na aldeia.

Fundador do Reino do Bailundo

O Reino do Bailundo foi fundado pelo Rei Katyavala Bwila I, que ao fugir de uma aldeia para outra devido aos conflitos que existiam entre as tribos na região do Humbe chegou até ao planalto central de Angola, propriamente no monte Halavala.

O Reino do Bailundo tinha sob a sua jurisdição 5 cidades que se uniram para fortalecer o reinado do Rei
Katyavala Bwila I. Estas foram as cidades de Calique, Andulo, Vilé, Quiaca e Halavala.

Principais precursores para emancipação do Reino do Bailundo 1818-1903

Chivukuvuku Chama Chongonga – Foi o 12º Rei a assumir o trono do Bailundo, e teve um reinado bastante curto, de apenas um ano, em 1818, mas de ideologias políticas que permaneceram nos anos seguintes.

Chiukuvuku encontrou o reino com uma defesa militar fragilizada devido à presença portuguesa. Ele
apostou nas bases de defesas militares nas fronteiras do reino. Soma Inene Jolomba Chissende Ekuikui II – No período de 1876-1890 assumiu o trono do reino, surgindo com uma política diferente.

Responsável Geral dos Eventos:
Isidro Sanene – Presidente do Centro Cultural Casa de Angola em São Paulo.

About Author

1 thought on “Rei de Angola vem ao Brasil fortalecer laços culturais Brasil-África

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *