Rinoplastia: pacientes se inspiram em famosos e procura por cirurgia dispara

Procedimento está entre os dez tipos de plástica mais realizadas no Brasil

A inspiração veio das celebridades. Histórias de famosos que aproveitaram a quarentena para fazer rinoplastia, a cirurgia plástica que melhora a harmonia do nariz e ao mesmo tempo corrige problemas respiratórios, têm levado muitos pacientes a procurar informações sobre o procedimento. Nos consultórios onde atende, o cirurgião plástico Samir Eberlin, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), registrou um aumento de 40% na procura.

“A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil, mas nas últimas semanas percebemos um crescimento expressivo de pessoas interessadas em realizar o procedimento”, comenta o cirurgião plástico. Além da demanda nos consultórios, a procura por informações nas redes sociais do médico também cresceu. “Estamos tendo um boom de pedidos de informações sobre a cirurgia e tempo de recuperação”, conta.

A rinoplastia está entre os dez tipos de cirurgia plástica mais realizadas no Brasil, de acordo com dados da SBCP. O formato, as proporções e a estrutura do nariz têm papel importante na harmonia do rosto. E é em busca desta simetria, que homens e mulheres recorrem à rinoplastia. “Com as recentes divulgações dos resultados das cirurgias feitas por artistas, a procura pelo procedimento disparou”, comenta Eberlin. Um dos exemplos que tiveram mais destaque na mídia foi o da ex-BBB Flayslane. A mudança no seu rosto causou bastante surpresa e muitas reações na internet.

A rinoplastia é um procedimento que pode ser realizado por meio de duas técnicas. Na técnica aberta é feita uma pequena incisão na base do nariz (entre as narinas e a parte interna de cada narina) para promover o remodelamento. Na técnica fechada é realizada incisão apenas dentro das narinas. Samir Eberlin explica que durante o procedimento, são corrigidos o perfil do nariz, a ponta, o tamanho das narinas e a assimetria nasal.

A cirurgia também é indicada para quem possui dificuldade para respirar por conta de problemas na formação do nariz. “O paciente pode fazer uma avaliação e corrigir vários problemas com apenas um procedimento”, comenta Eberlin. O médico lembra que oito em cada dez brasileiros têm desvio de septo, quando a parede interna do nariz é torta. O problema causa desconforto. Quanto mais perto o desvio estiver da ponta do nariz, maior é o incômodo.

Para evitar riscos desnecessários, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica alerta que o procedimento deve ser feito por um médico habilitado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *